Aumentou dívida municipal com o CarapebusPrev

por tania.garabini — publicado 29/07/2020 14h28, última modificação 29/07/2020 14h28
E próxima semana, prefeita deve apresentar defesa na CPI

Até a próxima quinta-feira (06/08) a prefeita Christiane Cordeiro deverá se defender oficialmente sobre as acusações feitas a ela dentro das investigações levadas adiante na CPI do CarapebusPrev. A informação foi prestada pelo vereador Marcelo Borginho que é membro da comissão de investigação.

“Assim que ela fizer a sua defesa eu, os vereadores Deuty e Maicon estaremos analisando e tomaremos as medidas cabíveis e encaminharmos ao Ministério Público”. Borginho informou que esteve visitando a sede do fundo de previdência municipal e detectou que os atrasos nos repasses dos recursos recolhidos pela Prefeitura já se encontra em R$ 4,5 milhões.

O vereador foi informado que R$ 1,3 milhão foi descontado pela prefeitura dos salários dos servidores e não foram repassados ao fundo de previdência. Com isso, a prefeita pode ser enquadrada no crime de apropriação indébita. “Infelizmente essa é a triste realidade do fundo. Felizmente existem R$ 12 milhões em caixa e não existe a possibilidade a prefeita ou outro prefeito futuro usar esse fundo do CarapebusPrev”.

Ele lamentou que, apesar da vereadora Tânia Cabral afirmar que a prefeita assumiu o compromisso de quitar essa dívida, não acredita que isso aconteça até setembro, data para colocar em dia todo o repasse atrasado. Em conversa com o presidente do CarapebusPrev, Borginho soube que a prefeita assinou um parcelamento – válido até o final de seu mandato – de outro débito, que já está com dois meses de atraso no pagamento. “Nesse parcelamento existe uma cláusula onde diz que, se o município não pagar, teria a cota do Fundo de Participação do Município (recurso federal) seria retido, mas isso já vem acontecendo porque não está sendo recolhido os valores descontados dos contratados”.

Por fim, o presidente do fundo esclareceu que em 2025 aumentará significativamente o número de professores aposentados e com isso aumentará o volume de aposentarias a serem pagas pelo município.