Notícias

por Interlegis — publicado 06/06/2019 15h35, última modificação 11/06/2019 17h41

Audiência Pública Virtual da PPA

por Tania Maria Garabini publicado 29/07/2021 13h06, última modificação 29/07/2021 13h06
Em breve, audiência será definida e transmitida pelo Facebook da Câmara

Lixeiras em postes na cidade

por Tania Maria Garabini publicado 27/07/2021 14h46, última modificação 27/07/2021 14h46
E solicitada contratação de equipes do Proeis

Em duas indicações - aprovadas por unanimidade – o vereador Patrick Carvalho indicou a colocação de pequenas lixeiras em postes e locais estratégicos da cidade. Na segunda aprovada foi a do vereador Luciano Sardinha (Deuty) para que se faça a contratação de equipe do PROEIS para formar parceria com a segurança pública do município.

Na primeira proposta, o vereador Patrick Carvalho defende a necessidade de manter lixeiras em vários pontos da cidade permitindo o recolhimento de pequenos materiais, que por falta de local apropriado acaba sendo jogado pelas pessoas, nos logradouros públicos, vias e calçadas. Com isso, esse pequeno lixo vai entupindo o sistema de escoamento de água de chuva e esgoto, criando inundações em alguns locais, já que entupimento dos canos impede a vazão correta da água.

Já a indicação do vereador Deuty é para a contrata de equipe do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) com objetivo de formar parceria com a prefeitura e ampliar o sistema de atendimento à população. Para o parlamentar - que também atua como guarda municipal em cidade vizinha – a parceria permitirá que a guarda possa ampliar seu serviço e também fazer um trabalho preventivo de maior repercussão, principalmente entre os moradores jovens, com orientações e combate ao consumo de drogas e bebidas alcoólicas.

Ainda na sessão do dia 22, foi aprovada a indicação do vereador Robson Xaropinho que pede a urbanização do bairro Fundão. Também foi aprovada a indicação do vereador Maicon Pimentel para que seja implantada a dinâmica de “Drive Thru” na vacinação de toda a população contra o Covid 19. Desta forma, ampliará o leque de atendimento dos moradores da cidade e também a cobertura vacinal, atendendo principalmente localidades distantes como áreas rurais e conjunto habitacional.

Deut elogia limpeza e pintura de ruas da cidade

por Tania Maria Garabini publicado 27/07/2021 12h35, última modificação 27/07/2021 12h35
E solicita redutor de velocidade na ponte do Caxanga

Elogios ao trabalho da Secretaria de Obras pela limpeza e pintura de meio fio foram feitos pelo vereador Luciano Sardinha (Deut) durante a sessão do dia 22. Na oportunidade, o parlamentar carapebuense solicitou que se faça uma indicação para que a prefeitura instale um redutor de velocidade nas proximidades da ponte do Caxanga, com objetivo de reduzir o número de acidentes causados pelo excesso de velocidade quando os veículos pegam “embalo” na descida da pista.

“Quero parabenizar – tenho certeza que tem o dedo do nosso colega Paulinho Cueca – na pintura do meio fio da entrada da cidade e também sobre a ponte. Deu outra visibilidade, outro impacto. Ele pediu e foram lá colocaram um selador, uma pintura sobre a ponte”, elogiou Deut.

Em sua fala, deu pediu a formalização de uma indicação com assinatura de todos os colegas para a instalação de um redutor de velocidade na descida da rodovia, próximo a ponte. Deut explicou que, sem uma fiscalização mais rígida, motoristas e pilotos de moto aproveitam a descida do morro e embalam aumentando a velocidade.

“Temos vários casos de jovens que se acidentam no local, devido ao excesso de velocidade. São casos de ossos quebrados. Isso é uma despesa que o município tem com os jovens acidentados, porque é uma ambulância que se desloca com eles para Macaé, enquanto isso tem gente enfartando e precisando mais ainda dessa locomoção. Isso fora a despesa com a manutenção das ambulâncias e também do atendimento desses pacientes. Um redutor de velocidade iria ajudar. Acidente acontece em qualquer lugar, mas se pudermos evitar, é fundamental que precisamos fazer”.

Sede para guardas

Deut comentou que, anteriormente o presidente da Casa, Leandro Drumond Esteves (Dandinho) teve aprovada a indicação de colocar um posto da guarda municipal no prédio antigo do CEMAES, localizado na rodovia próximo à entrada da cidade. Há possibilidade de o espaço físico ser utilizado para receber a sede da associação dos guardas municipais. E por fim, Deut solicitou que se faça uma indicação para que a prefeitura construção uma quadra soçaite na praça da Matriz, para que os jovens ocupem sua mente e corpo. Segundo ele, está havendo um grande número de prisões de jovens envolvidos com o consumo de droga. Uma praça onde poderão brincar e se exercitar permitirá que os jovens foquem suas idéias e ações a um lazer saudável em lugar das drogas.

Em aparte à fala de Deut, o vereador Raimundo Luna elogiou a atitude da prefeita Christiane Cordeiro em se reunir com a direção do DER no Rio de Janeiro. Segundo ele, a reunião já deu resultado. Desde a semana passada, equipes do DER realiza a limpeza da BR 182. As laterais das duas pistas estão sendo capinadas e varridas, permitindo melhor visibilidade dos motoristas que transitam pelo local.

Audiência Pública Virtual - LDO 2022

por adm publicado 21/07/2021 22h15, última modificação 22/07/2021 08h43
Audiência Pública VIrtual da LDO 2022 Dia 28/07/2021 Hora:10h Assista pelo Facebook

Câmara realiza Audiência Virtual para analisar LDO

por Tania Maria Garabini publicado 21/07/2021 15h42, última modificação 21/07/2021 15h42
População pode assistir on line a audiência e emitir perguntas

De maneira inédita, a Câmara de Vereadores de Carapebus fará neste dia 28 (quarta-feira) às 10 horas, a Audiência Pública Virtual para explanar a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022, enviada pelo poder Executivo. A sessão se dará no plenário Vereadora Maria Helena da Silveira Brito, da Câmara Municipal e constituída pelos membros da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Fiscalização e Controle; secretários municipais das pastas envolvidas e equipe técnica em uma plenária virtual, sendo restrito o acesso ao público em geral.

A equipe técnica-administrativa da Câmara adotou todas as medidas necessárias para o bom desenvolvimento da atividade, para que a população e entidades possam participar, fazer comentários ou sugestões a LDO, através de questionário a ser disponibilizado no site da Casa pelo endereço http://www.carapebus.rj.leg.br . As atividades poderão ser assistidas ao vivo, tanto pelo site como pelo facebook https://www.facebook.com/CamaraMunicipalCarapebus .

As atividades da primeira Audiência Pública serão presididas pela Vereadora Tânia Maria Carvalho Cabral Silva, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. A comissão é composta ainda por Raimundo José de Luna Filho – membro e Cíntia Camargo Barcelos - membro.

Será feita a abertura pela vereadora Tânia Cabral para que logo em seguida um técnico da Secretaria de Finanças da Prefeitura faça a explanação da LDO. Em seguida, haverá perguntas feitas pelo questionário existente no sítio eletrônico pela comunidade. As respostas serão dadas pela comissão ou pelo servidor municipal para melhor esclarecimento. Logo após a audiência, a LDO deverá entrar na pauta de votação em data ainda não definida.

Audiência Pública Virtual - LDO 2022 (EM BREVE)

por adm publicado 19/07/2021 14h45, última modificação 21/07/2021 22h26

EM BREVE

Audiência Pública Virtual da Câmara de Vereadores de Carapebus – Comissão de Orçamento e Finanças para apresentar, dirimir dúvidas, colher críticas e sugestões relativas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2022 - Mensagem nº 004/21 –Projeto de Lei nº 13.

 

  https://sapl.carapebus.rj.leg.br/materia/14

Carapebus poderá ter Centro de Atendimento a Idoso

por Tania Maria Garabini publicado 14/07/2021 12h22, última modificação 14/07/2021 12h22
E também um serviço de castração de animal móvel

Duas indicações da vereadora Tânia Cabral foram aprovadas por unanimidade, na sessão desta terça-feira (dia 13). A primeira é a criação ou convênio para a formação de um Centro de Atendimento ao Idoso. A segunda é a instituição do serviço público de controle reprodutivo de cães e gatos utilizando-se um serviço móvel. A vereadora detalhou que para ambas as propostas irá juntamente com a prefeita Christiane Cordeiro buscar recursos federais em futura reunião com a deputada Soraya Santos.

Sempre voltada para o atendimento a idosos, crianças e população mais carente a vereadora Tânia Cabral vem apresentando projetos que visem melhoria dos moradores e de suas vidas. Ela juntamente com a prefeita buscará um convênio ou mesmo a criação da Casa de atendimento ao Idoso.

E para a população animal indicou a instituição do controle reprodutivo animal. Para isso, a prefeitura poderá adquirir um veículo que permitirá aos profissionais da zoonose percorrer a cidade e capturar os animais abandonados e fazer sua castração. Isso também permitirá que atenda aos proprietários de animais domésticos que queiram esse tipo de serviço.

Patrick indica limpeza de bueiros na cidade

por Tania Maria Garabini publicado 07/07/2021 14h15, última modificação 07/07/2021 14h15
Chuvas causam entupimentos nesses locais

Ao falar sobre a indicação, o vereador Patrick Carvalho lembrou que as chuvas constantemente causam entupimentos nos bueiros da cidade e pede que o Executivo realize a limpeza desses locais a cada 60 dias. Citou que os moradores dos bairros como Centro, principalmente próximos ao Estádio, na praça Cordeiro, além do Caxanga, A indicação apresentada na sessão do dia 6 de julho foi aprovada por unanimidade.

Aprovada participação de Carapebus em consórcio intermunicipal

por Tania Maria Garabini publicado 07/07/2021 14h03, última modificação 07/07/2021 14h03
Vereadores aprovam assinatura de documento

Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na sessão do dia 24 de junho,  a integração da prefeitura de Carapebus no Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF). Pelo consórcio os municípios poderão elaborar projetos para as políticas públicas dos municípios sob uma visão regionalizada, efetuar compras e contratar serviços, buscando sempre redução de custos e efetividade na gestão municipal; além de buscar recursos para os municípios participantes, principalmente nas áreas de saúde, educação e saneamento básico.

Para explicar sobre o funcionamento do consórcio foi realizado na sala de reuniões da Câmara Municipal. A explanação foi feita pelo Secretário Executivo do Consórcio, Vinícios Viana junto com o Diretor de Projeto e Programas Ézio Tavares. Já fazem parte do consórcio cidades como Quissamã, Campos, São Francisco, São Fidélis, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana, além de Macaé e Porciúncula.

Na reunião estiveram presentes os vereadores Paulo Cueca, Raimundo Luna, Tânia Cabral, Cíntia Camargo, Adriano Lima, o Presidente do Legislativo Dandinho e o suplente de vereador Albecir Ribeiro. E ainda coordenador de controle interno da Câmara, Álvaro Lopes e a coordenadora da procuradoria da Câmara, Drª. Heysa Firmino. Do Executivo estiveram presentes, o vice-prefeito e secretário de Administração de Carapebus Luiz Victor, os secretários de Carapebus; de Segurança e Trânsito Ricardo Aquino, de Planejamento, Verônica Moraes, de Controle Interno, Ivanlécio Vieira e o Procurador Geral, Dr. Hugo Monteiro.

Câmara aprova mudança da estrutura administrativa municipal

por Tania Maria Garabini publicado 07/07/2021 13h45, última modificação 07/07/2021 13h52
Projeto do Executivo proíbe salários acima ao de secretário

Os vereadores de Carapebus aprovaram por unanimidade o projeto de lei que proíbe que as remunerações dos servidores municipais ultrapassem aos vencimentos dos secretários. A medida visa coibir os acréscimos nos vencimentos que culminavam com acréscimos nos valores, superando os de um secretário.

Para os parlamentares, a medida do Executivo foi acertada evitando-se assim o “inchaço” da folha de pagamento mensal que a prefeitura vinha arcando. O projeto de lei aprovado evitará que servidores recebem vencimentos, que em alguns casos, chegavam a mais de R$ 11 mil mensais, devido a horas extras, periculosidade e outros itens superando o vencimento de secretário, que está em torno de R$ 5 mil mensal.

Ainda na mesma sessão foi aprovado o projeto de lei que modifica a estrutura administrava do Poder Executivo municipal, bem como proposição de planos e programas setoriais visando o aprimoramento permanente dos serviços prestados pela prefeitura à população.

Deut sugere compra de massa asfáltica para atender o Lameiro

por Tania Maria Garabini publicado 24/06/2021 14h20, última modificação 24/06/2021 14h20
Para ele, uso de terra em operação tapa buraco não resolve

O vereador Luciano Sardinha sugeriu que o Executivo realize compra de massa asfáltica para atender os serviços da operação Tapa Buraco. Luciano (Deut) foi contundente em lembrar que, nos reparos de buracos nas estradas vem sendo utilizado areia ou terra, que não agregar valor, apenas adiando por algum tempo a necessidade de refazer o serviço.

Lembrou também que a utilização de terra para tapar os buracos é feita com frequência na localidade da Praia. “Um caminhão de massa asfáltica custa R$ 6 mil e pode ser adquirido por compra direta, não precisa abrir licitação para isso”. Com isso fez uma indicação legislativa verbal para a compra de massa asfáltica. Solicitou que o poder Executivo dê suporte aos secretários para que eles possam atender a demanda da população.

Solicitou também, que a prefeitura mande a máquina patrol fazer a raspagem de ruas de terra nas localidades mais distante, como Vila Paulina, onde mãe não conseguem andar nas ruas com seus filhos, em carrinho de bebê. “Nessa vila inclusive tem mães que possuem filhos especiais e precisam se deslocar até o Centro para receber atendimento e não conseguem andar com os carrinhos de seus filhos”. Citou também o morro Oscar Brito onde quatro ruas próximas à marmoraria estão intransitáveis. “Quando chove, fica vergonhoso. Os moradores do loteamento de Claudio Prata tiveram que comprar canos para instalar seus esgotos. Por mais que pedimos por eles, a prefeitura não atendeu e eles tiveram iniciativa própria para fazer sua rede de esgoto, sem depender de favor de ninguém”.

Plano de carreira da Guarda será enviado à Câmara

por Tania Maria Garabini publicado 24/06/2021 10h51, última modificação 24/06/2021 10h51
Paulo Ribeiro auxiliou na elaboração do documento

A estrutura da Guarda Municipal passará a contar com seis níveis de cargos e salários a partir da aprovação do documento a ser enviado para a Câmara para análise e votação. O vereador Paulo José Ribeiro (Paulinho Cueca) - também guarda municipal concursado – auxiliou na elaboração do documento, junto com sindicalistas do setor. Na sessão de terça-feira (22) em sua fala, Paulinho se colocou à disposição dos demais parlamentares para informações sobre o plano, bem como pediu o apoio de todos para a rápida aprovação.

“Estivemos nos reunindo com os inspetores, supervisores, em especial com o guarda Fabrício e André Lucio, por estarem mais informados sobre a categoria. Elaboramos, enquadramos à nossa realidade e encaminhamos para o jurídico da prefeitura. Não adianta trazer um projeto que não atenda nossa categoria e seja viável a administração pública”, explicou Paulinho.

Os guardas e seus superiores serão adequados conforme o novo plano. Serão seis níveis salariais assim como os cargos. Paulinho detalhou que um guarda concursado com 30 anos de carreira terá uma aposentadoria mensal de R$ 2.7000,00. “Nada absurdo pelo tempo de serviço prestado e os riscos que correu ao longo de sua carreira”. E por fim lembrou que os onze vereadores estão de braços dados em prol de guardas municipais e também do servidor público municipal que está há muitos anos desatualizado.

Patrick sugere criação de bolsa para cursos profissionalizantes

por Tania Maria Garabini publicado 23/06/2021 15h31, última modificação 23/06/2021 15h31
Medida permitirá que população se profissionalize

O vereador Patrick Carvalho teve aprovada por unanimidade, a sugestão de criação de bolsa para cursos técnicos e profissionalizantes a ser feito pelo poder Executivo. A sugestão será encaminhada à prefeitura para sanção. Segundo ele, essa bolsa é a oportunidade de jovens receberem recursos para bancar cursos e se especializar e consequentemente tenham melhor oportunidade no mercado de trabalho.

Patrick lembrou que, as obras do porto de Macaé estão começando e a população carapebuense – com essa bolsa - poderá se qualificar para as vagas que surgirão. “Estamos vendo nossos jovens ociosos e muitos se entregando às drogas. A prefeitura dando essa bolsa, fará com que essas pessoas busquem um futuro melhor, estudando, se qualificando e trabalhando”.

Tânia anuncia obra de poço artesiano em Morrinhos

por Tania Maria Garabini publicado 23/06/2021 15h08, última modificação 23/06/2021 15h08
Rodagem também será contemplada ainda este mês

Começaram as obras de poço artesiano nos bairros Morrinhos e Rodagem. O anúncio foi feito pela vereadora Tânia Cabral.  A obra será iniciada ainda esta semana. Morrinhos será a primeira localidade a ser atendida e em paralelo, Rodagem por ter casas populares e UBS, havendo grande demanda de consumo de água potável.

“Acredito que vai acontecer. Estamos aqui para fazer a coisa acontecer. E a prefeita quer fazer aquilo que se propôs na gestão passada. Iremos avançar e o povo carapebuense que ganha com tudo isso”, salientou. E pediu a união de todos os vereadores para que os projetos sejam realizados. “A coisa está difícil, mas acredito que a união faz a força. Estamos aqui para isso”.

 

Esgotamento de Fossa

Ainda em sua fala, solicitou ao vereador Raimundo Luna que mesmo antes de assumir a secretaria de Obras determine o esgotamento de fossa nas localidades da Praia e Lameiros. Segundo ela, as fossas dessas localidades estão transbordando. O vereador Raimundo explicou que, a estação de tratamento de esgoto está em manutenção e com isso, os caminhões não podem recolher os dejetos já que, não tem onde descarregar os resíduos, mas que o problema está sendo solucionado.

 

Asfaltamento de estrada

Foi aprovado por unanimidade, a Indicação Legislativa da vereadora Tânia Cabral em que pede a pavimentação asfáltica das ruas e da estrada do bairro Lameiros. Ela na oportunidade agradeceu o apoio de todos os colegas da casa. Outra Indicação Legislativa – de sua autoria – aprovada foi da pavimentação das ruas João Aurélio Ortiz, Carlos Mota da Silva e João Hilário da Silva, todos em Ubás.

 

Plano de Cargo da Guarda

Assegurou a vereadora que a prefeita Christiane Cordeiro está empenhada em aprovar o plano de cargos e salários da Guarda Municipal. “Estive semana passada conversando com ela. Garantiu que, o plano está sendo concluído. Ela está se empenhando pessoalmente para que isso aconteça e poderemos dar o respeito e a dignidade profissional que esses guardas merecem”.

Por fim, deu os pêsames aos familiares de Dr. Eduardo Cardoso, médico e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Macaé. “Como médico ele sempre esteve ajudando e fazendo o melhor. E como político um exemplo a ser seguido”. Estendeu os pêsames à família do contador Allan, com quem trabalhado durante anos na Câmara durante sua gestão. Pediu que todos tenham cuidado com o Covid-19, mantendo as medidas de segurança necessárias.

Maicon Pimentel solicita contratação de pediatra ao Executivo

por Tania Maria Garabini publicado 23/06/2021 14h33, última modificação 23/06/2021 14h33
Pronto Atendimento não conta com especialista do setor

A falta de um médico pediatra no Pronto Atendimento da cidade foi apontado pelo vereador Maicon Pimentel. Ele em sua fala, na sessão desta terça-feira (22) relatou que, pais estão reclamando desse atendimento e que é preciso a contratação de um especialista no setor. “Quando se trata de saúde, se fala de vida. Com saúde não se brinca”. Salientou que viu em publicação que o município fez a convocação de dois pediatras e um clínico geral.

A vereadora Tânia Cabral informou que esteve com o secretário de Saúde e esse se comprometeu a contratar um pediatra para o Pronto Atendimento. Salientou, que na UBS possui um especialista na área.

Enfatizou que já se encontra na Câmara o projeto de reformulação da estrutura da prefeitura assim como da guarda municipal. Ele assegurou seu total apoio para a aprovação do plano de cargos e salários dessa categoria. “Eu vou levantar a bandeira desse grupo que tanto faz pela cidade e há muitos anos não é valorizada. Já passou a hora de oferecer reconhecimento com um salário mais digno”.

Robson Xaropinho elogia colegas por melhorias da cidade

por Tania Maria Garabini publicado 23/06/2021 14h12, última modificação 23/06/2021 14h12
Falou da união de ações em prol de Carapebus

Robson da Silva Rodrigues (Xaropinho) fez agradecimento ao colega Raimundo Luna Filho, pelo reparo   no bairro Sapecado. “Acho fundamental essa parceria, assim como fez a Cintia Barcelos, Paulinho e Adriano”.

Elogiou a indicação da vereadora Tânia Cabral, que solicitou pavimentação das ruas e da estrada do Lameiros. Estendeu o elogio ao vereador Patrick Carvalho que sugere ao poder Executivo a criação de bolsa para cursos técnicos e profissionalizantes destinado aos moradores carapebuenses. “É muito importante qualificar nossos jovens dando a ele a oportunidade já que o porto de Macaé está com início de suas obras. Com essa qualificação daremos oportunidades para os jovens conseguirem um bom emprego”, finalizou.

Deut solicita abrigo de ônibus para a Baixada

por Tania Maria Garabini publicado 18/06/2021 12h26, última modificação 18/06/2021 12h26
E reparo nos banheiros da praça central e Parque de Exposição

Foi aprovada por unanimidade, a sugestão legislativa do vereador Luciano Sardinha (Deut) para a construção de abrigo de passageiro na Baixada. Ele sugeriu que o ponto seja instalado, próximo a oficina de lanternagem do Jean, nos dois sentidos. Deverão ter cobertura, banco e iluminação.

Em sua fala, o vereador Deut elogiou a ação da prefeitura em colocar iluminação no Parque de Exposição, como tinha sugerido em pedido legislativo que ele apresentou na semana passada. “Anteriormente, nossos pedidos não eram atendidos por sermos oposição. Vereador não pede nada para ele, mas para a população e quando somos atendidos, como fomos, ficamos feliz. Quero parabenizar a secretaria de Obras, pelo atendimento”.

E aproveitou para fazer um pedido verbal, a administração da Obras para que dê manutenção no banheiro público da praça. Segundo ele, todos os domingos vai a missa e nota que pessoas tentam utilizar o banheiro e não conseguem. “Isso vem se arrastando há vários anos, não é dessa gestão”. E sugeriu que a guarda municipal abra e feche o banheiro da Praça Central e do Parque de Exposição evitando assim o vandalismo.

Criado aplicativo para demanda de iluminação pública

por Tania Maria Garabini publicado 18/06/2021 11h50, última modificação 18/06/2021 12h39
Paulinho Cueca consegue melhoria junto a empresa de iluminação

A população carapebuense passa a contar com um aplicativo via WhatsApp para solicitar troca de lâmpadas. A melhoria foi obtida pelo vereador Paulinho Cueca, em conversa com a administração da empresa Talimax, responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública. Assim que assumiu o cargo de vereador, Paulinho em contato com a direção da empresa explicou da dificuldade que, as pessoas tinham em pedir essa manutenção, principalmente aqueles residentes em bairros distantes e área rural.

“Na conversa com o diretor da empresa, o mesmo explicou que inicialmente dariam prioridade para reparar o sistema de iluminação pública que estava precário na cidade. Esta semana, ele me ligou e na reunião que tivemos me informou que, o aplicativo foi criado e já está à disposição da população”, detalhou Paulinho Cueca.

O aplicativo chama-se Cidade Iluminada. O morador entrará no aplicativo pelo WhatsApp, cadastrará seu nome, seu CPF e o e-mail. Em seguida, poderá registrar sua demanda. O vereador indagou ao responsável pela empresa qual o prazo para o atendimento da demanda, sendo informado que, será de 48 horas, a exceção de braço de iluminação, porque o cronograma da empresa é realizar esse serviço por bairro. Haverá um caminhão colocado à disposição da população apenas para atender esses pedidos. Foi informado que esse serviço foi iniciado pela região do Barreiro.

A colocação de braço de iluminação deverá ser protocolada junto à Prefeitura. Para conhecimento da existência desse aplicativo será montada estratégia de divulgação em todos os bairros da cidade, com a divulgação entre grupos, carro de som que passarão pelas ruas das localidades informando desse novo sistema.

A vereadora Tânia Cabral, em sua fala, elogiou a iniciativa do vereador bem como da empresa em buscar atender à população em suas necessidades básicas. "Estive conversando com a prefeita e enfatizei que todos devem ser atendidos, independente de ser um pedido feito por aquele ou outro vereador. Precisamos que alguns funcionários entendam isso. A prefeita está atenta a essa questão e empenhada em atender a todos os pedidos que resultem em benefício para a população", concluiu.

Carapebus poderá ganhar canil municipal

por Tania Maria Garabini publicado 18/06/2021 10h50, última modificação 18/06/2021 10h50
Sugestão aprovada é de autoria do vereador Kelver JJ

O vereador Kelver JJ aprovou duas indicações na ultima sessão. A primeira é a inclusão dos atendentes de farmácia de Carapebus, na lista de prioridade da vacinação contra o Covid 19. Segundo ele, todas as pessoas que são confirmadas como contaminados pelo vírus se deslocam até as farmácias da cidade para a compra de medicamentos. Os funcionários que atendem a esses pacientes correm grande risco de contaminação. E, portanto, nada mais justo e humano que, incluí os mesmos na lista de prioridade para a vacinação.

A segunda sugestão da criação do canil municipal para abrigar os animais abandonados na rua. “Infelizmente vemos muitos animais, cães e gatos abandonados nas ruas. Essa construção permitirá que sejam recolhidos e tratados”, explicou o vereador.

Cintia Camargo pede a reforma dos banheiros no Parque de Exposição

por Tania Maria Garabini publicado 16/06/2021 15h55, última modificação 16/06/2021 16h25
E um guarda permanente enquanto o local está aberto para o público

Foi aprovada por unanimidade a sugestão da vereadora Cintia Camargo Barcelos, a reforma dos banheiros do Parque de Exposição de Carapebus. A solicitação é feita diretamente à prefeita Christiane Cordeiro para que a mesma determine a realização desse serviço.  “O aspecto dos banheiros está ruim e até mesmo perigoso”, salientou a parlamentar carapebuense.

Lembrou que na sessão anterior a do dia 15, o vereador Luciano Sardinha (Deut) fez uma solicitação para que a prefeitura realize limpeza em todo o Parque de exposição. “Estive no local junto com o colega Paulinho Cueca e pudemos notar o péssimo estado em que se encontra os banheiros. Isso representa até um risco para as pessoas que fazem caminhada ou correm no local e precisam utilizar os mesmos”. Salientou que até mesmo há a questão da segurança no perímetro, já que falta iluminação e pode servir de abrigo para marginais e desocupados.

Além da reforma do banheiro, a vereadora pretende em contato com o comando da guarda municipal verificar da possibilidade de manutenção de um agente no local para a abertura e fechamento dos portões do Parque de Exposição. No período noturno e madrugada, o parque permanece fechado devido o vandalismo de pessoas que depredaram vários objetos e arvores no local. A permanência de um guarda iria coibir esse tipo de ação criminosa além de oferecer maior segurança às pessoas que fazem esporte.

O vereador Robson Xaropinho elogiou a atitude da vereadora Cintia em propor a reforma dos banheiros. Ele esteve em contato com pessoas que fazem exercícios no parque e muitos reclamam que não podem utilizar os banheiros devido ao estado em que se encontram.

Xaropinho pede melhoria no esgoto em Lameiro

por Tania Maria Garabini publicado 16/06/2021 15h17, última modificação 16/06/2021 15h17
E limpeza no córrego do Sapecado

Em sua fala em plenário, o vereador Robson Xaropinho denunciou que o esgoto no bairro Lameiro que se encontra transbordando pelas ruas da localidade. Segundo Xaropinho o problema é comum em Carapebus, devido a existência de vários loteamentos clandestinos que não constroem caixa de recolhimento de dejetos e afetam significativamente os moradores. “Eu pude observar de perto. Os moradores reclamam que o esgoto está retornando para o interior de suas casas, porque não tem uma caixa de tratamento de resíduos”.

Outro problema que o local destinado a receber o esgoto, está coberto de mato e segundo os moradores relataram ao vereador, tornou-se ninho de ratos e cobras, devido a falta de limpeza do setor público. Robson Xaropinho solicitou que o secretário de Obras, determina a limpeza da área, bem como a manutenção da galeria de esgoto. Citou que esse problema atinge também outros bairros da cidade como Barreiros, Santa Edwiges, Sapecado. Para esse bairro, o vereador solicitou que a secretaria de Obras faça a limpeza do córrego do Sapecado, cujas margens estão cobertas de matagal.

Guarda Ambiental

Robson Xaropinho solicitou o retorno da guarda ambiental na Praia, mas foi informado pelo comando desta que estarão entrando em contato com a secretaria de Meio Ambiente para que se faça um trabalho em conjunto, já que no momento não podem executar em separado.

Essencial: Aprovado projeto que define templos religiosos

por Tania Maria Garabini publicado 10/06/2021 10h50, última modificação 10/06/2021 11h17
Falta sanção da prefeita para projeto aprovado por unanimidade

Igrejas, templos religiosos de qualquer culto e comunidades missionárias serão classificadas como atividade essencial em Carapebus. O projeto de lei de autoria do vereador Patrick Carvalho e assinado pelos demais parlamentares carapebuenses foi aprovado – por unanimidade – na sessão do dia 08. O projeto irá para a sanção da prefeita Christiane Cordeiro.

Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que nesse período de pandemia, a comunidade vem recebendo o apoio religioso e de ações sociais que essas entidades oferecem. “Nada mais justo do que as classificar como de serviço essencial”.

Manutenção de estrada

Em indicação legislativa, Patrick Carvalho solicitou que seja realizada a manutenção da estrada principal do bairro dos lameiros e a instalação de duas lombadas, um na altura do bar da dona Ana e outros na altura da pista de laço.

A medida é importante para o trânsito de veículos e pedestres pela região. Assim como da instalação de lombadas, já que há abuso de velocidade por parte de motoristas colocando em risco a vida de pedestres e as classificar mesmo dos ocupantes dos veículos. A indicação foi aprovada por unanimidade.

Maicon pede torre de celular para a Praia

por Tania Maria Garabini publicado 09/06/2021 13h01, última modificação 09/06/2021 13h01
E conclusão de calcetamento da estrada do bairro

O vereador Maicon Pimentel solicitou que, se faça a instalação de uma torre de celular no bairro da Praia. Para isso a Procuradoria da Câmara deverá elaborar um documento à Anatel para que todos os vereadores assinem solicitando esse serviço. Em sua justificativa, Maicon explica que a Praia é uma localidade hoje bastante povoada e não mais apenas um local de repouso as finais de semana.

“Antigamente a praia era apenas para visitação. Hoje temos dezenas de moradores e temos dificuldade em obter sinal de celular. Precisamos mudar isso. E a Anatel divulgou um mapa em que mostra Quissamã tem a mancha verde, significando que tem cobertura na praia de São Francisco. E aqui, o mapa mostra essa dificuldade na praia. Em tempos de pandemia, temos essa dificuldade de comunicação e precisamos ter esse serviço no local. Hoje a maioria utiliza a internet – para trabalho ou mesmo falar com parentes – até mesmo para emergência”.

O vereador solicita que, nessa reunião com a Anatel, a prefeita Christiane Cordeiro possa estar presente e ceder um espaço físico no bairro, para que a agência construa essa torre de comunicação. “Isso permitirá que moradores e turistas possam se comunicar de maneira tranquila e também em caso de emergência. Seria menos um problema”.

Calcetamento de estrada

 

A conclusão de pouco mais de dois quilômetros de calcetamento na Praia foi pedida pelo vereador Maicon Pimentel. A obra iniciada pela prefeitura está parada e segundo ele, isso causa transtorno para os moradores e visitantes, que têm dificuldade em chegar até o local. “A estrada tem muito buraco, colocando em risco de dano aos veículos ou acidente se passar em alta velocidade e de assalto se for devagar”. Ele aproveitou a sessão do dia 08 para falar sobre a Praia.

O vereador Kelver JJ informou que a Secretaria de Obras estará concluindo até o final de ano, o calcetamento da estrada da Praia.

Deut solicita instalação de ponto de ônibus em loteamento

por Tania Maria Garabini publicado 09/06/2021 11h47, última modificação 09/06/2021 11h47
Em fala parabenizou aos colegas que assumirão secretarias

Em sessão plenária nesta terça-feira (08) foi aprovada por unanimidade, a sugestão do vereador Luciano Sardinha (Deut) para a instalação de um ponto de ônibus, no sentido da rodovia RJ 178 ao Centro da cidade. O local indicado por Deut é em frente ao loteamento de Moeca. Essa instalação atenderá os moradores da região, que no momento estão sujeitos a ficar na chuva e sol forte quando precisam se deslocar de suas casas para a área central de Carapabus.

E Luciano Sardinha (Deut) felicitou e desejou sucesso aos vereadores que assumirão – ainda em data não definida – secretarias municipais. “Vocês trouxeram experiência de secretário para vereadores. Agora será o contrário”. E espera que os novos vereadores que assumirem a suplência, desempenhem um excelente trabalho em favor da população.

“Essa doença (Covid) está mostrando que não somos nada. Não adianta ter dinheiro ou ser pobre. Todos iremos virar pó. Então se temos oportunidade para fazer o bem ao próximo, vamos fazer” enfatizou Deut.

Robson Xaropinho pede limpeza nas ruas da Praia

por Tania Maria Garabini publicado 09/06/2021 11h22, última modificação 09/06/2021 11h22
Solicitação foi atendida esta semana pela prefeitura

Ainda esta semana, o vereador Robson Xaropinho solicitou junto à secretaria de Serviços Públicos, a limpeza das ruas da Praia. Segundo ele, o pedido foi atendido. Um trator foi enviado ao local e feita a retirada de entulho e principalmente do mato que toma conta de vários terrenos.

E solicitou que a Secretaria de Obras faça demarcação do beiral edificado no ponto de ônibus em frente ao prédio da mesma. Ele falou do risco da falta de sinalização e que pode causar acidentes caso motoristas não visualizem essa obra demarcada, principalmente em período noturno ou quando da falta de luz, uma constante na cidade.

Em sua fala o vereador Robson Xaropinho solicitou que o município forneça Equipamentos de Proteção Individual (EPI) já que garis e coletores de lixo encontram-se trabalhando sem o material. A vereador Tânia Cabral contrapôs a informação, dizendo que o material está sendo fornecido corretamente, mas os profissionais alegam não usar porque “sufoca” a respiração quando usam.

Ambulância na Rodagem

Na semana passada a vereadora Tânia Cabral solicitou uma ambulância com enfermeiro e maqueiro para permanecer no posto de saúde da Rodagem, no que foi atendida pela administração municipal. Xaropinho informou em sua fala na sessão desta terça-feira que ainda falta pessoal para fazer esse atendimento à população, no período noturno.

A vereadora informou que já esteve em contato com a Secretaria de Saúde e foi informada de que está sendo elaborada escala e nome do pessoal para fazer o trabalho permanentemente na ambulância. Esta semana, a colocação do pessoal para esse atendimento estará definida.

Tânia Cabral propõe asfalto, ambulância e ETE para a cidade

por Tania Maria Garabini publicado 27/05/2021 12h03, última modificação 27/05/2021 12h03
Caxanga e Ubás serão os principais beneficiados

Em três indicações, a vereadora Tânia Cabral solicitou a pavimentação asfáltica em rua do Caxanga, manutenção de ambulância e profissionais em Ubás e uma estação de tratamento de esgoto no Caxanga. As indicações foram aprovadas pelos vereadores presentes na Décima sessão ordinária.

A primeira indicação feita por Tânia Cabral foi de pavimentação asfáltica da rua Iomar Batista Lamóglia. O asfalto seria aplicado a partir da linha de trem, em frente ao cemitério indo até a Igreja Católica do bairro.  Quanto ao abastecimento de água potável para o bairro, a vereadora reclamou que está cansada de fazer pedido à Secretaria de Serviços Públicos. “Tem uma carreta contratada para abastecer o Caxanga, Rodagem e Morrinhos e essa água nunca chega lá. Não consigo entender como isso acontece” questionou ela.

A vereadora foi informada pelo colega Raimundo Luna que, não há lugar para fazer a coleta de água para atender as solicitações. O vereador Paulinho Cueca informou que já está sendo feita licitação para a construção de poços artesianos na cidade e o bairro Caxanga será um dos contemplados com essa obra.

Outra solicitação é a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Bairro Caxanga para atender o Loteamento de Joci. E por fim, Tânia Cabral pediu a locação – em tempo integral – de uma ambulância com enfermeiro e maqueiro para atender os moradores no bairro Ubás. A distância do bairro até o hospital Carlito Gonçalves é grande e uma ambulância seria vital para diminuir o tempo de atendimento de pacientes em estado grave.

Elogios à Saúde

Em sua fala, Tânia Cabral elogiou a atuação dos profissionais da Saúde, principalmente daqueles que estão diretamente ligados aos serviços de combate ao Covid, tratando os pacientes com rapidez, presteza e principalmente curando muitos dos internados com a doença.

E quanto ao Detro, a vereadora lamentou que o presidente do órgão não possa resolver o problema de transporte público e ainda coloque sobre os ombros da administração municipal a responsabilidade de resolver a questão. “Com passagem a R$ 8,00 como o povo irá buscar emprego em Macaé. Eu não sou uma mulher de desistir facilmente, mas é muito difícil ver um órgão do estado não fazer nada por nossa cidade. Há anos estamos pedindo para fazer a linha de Carapebus a Macaé. A passagem seria muito mais barata. Mas não podemos desistir. Vamos marcar para todos os vereadores irem ao Detro”. O vereador 

Deut pede melhorias para o Parque de Exposição

por Tania Maria Garabini publicado 27/05/2021 11h15, última modificação 27/05/2021 11h15
Professor para educação física e plantio de árvores frutíferas no local

Em duas indicações legislativas, o vereador Luciano Sardinha (Deut) sugeriu melhorias a serem implantadas no Parque de Exposição, como auxílio de professores de Educação física para orientar no uso de aparelhos de exercício, bem como plantio de árvores frutíferas no entorno do local. As indicações foram aprovadas por unanimidade.

“Não haverá custo para o município, que já conta com esses profissionais em seu quadro. Precisamos colocar esse pessoal no Parque, para atender as pessoas que praticam esportes. Muitas delas são obesas e precisam de um acompanhamento. Com isso, vamos evitar que pessoas acabem nos hospitais”. Sugeriu ainda que se coloque profissionais da área de Saúde fazendo triagem nas pessoas que utilizam local, evitando diagnosticando casos de doenças. Lembro ainda que no local, já existe um prédio da prefeitura que poderá sediar essas equipes, que trabalhariam em turnos alternados fazendo a triagem das pessoas.

Árvores Frutíferas

Ainda falando sobre o parque, Deut solicitou que a prefeitura faça o plantio de árvores frutíferas. Reclamou que na última roçada no local, as mudas - plantadas por um morador local – foram destruídas. “Não custa nada que se pegue água no córrego e se regue as mudas. Em cinco anos, as pessoas poderão colher os frutos. E também ter uma área arborizada. Ficará lindo”.

Vereadores sugerem criação de linha municipal

por Tania Maria Garabini publicado 27/05/2021 10h30, última modificação 27/05/2021 10h30
Serviço seria administrado pelo município e diminuiria problemas no setor

O vereador Maicon Pimentel fez um breve relato sobre a visita feita por ele e demais colegas Deut, Xaropinho e Patrick ao Detro, onde solicitaram a melhoria do transporte público como do valor da passagem, que teve um aumento passando de R$ 7,10 para R$ 8,00 no trecho entre Carapebus-Macaé.

“Fomos bem recebidos pelo presidente do Detro, que falou da dificuldade em fazer uma licitação para atender a linha Quissamã-Macaé, mas apresentou uma ideia alternativa, para que a população não fique refém da empresa que atende o serviço”. Detalhou Maicon Pimentel que muitas vezes, os usuários ficam horas na pista esperando um ônibus que passam as vezes lotados e ainda são obrigados a pagar uma passagem cara para se deslocar. Informou ainda que, novamente foi entregue à direção do Detro, um ofício solicitando várias melhorias, a exemplo de vereanças passada e está no aguardo do atendimento desses pedidos.

A vereadora Tânia Cabral classificou como absurdo o valor atual da passagem e relembrou que desde o tempo do ex parlamentar Renato Silva, se fez caminhadas, protesto para melhoria do serviço, bem como redução da tarifa e nada se obteve desde então. “É um absurdo. Uma covardia com a população de Carapebus”. E o vereador Luciano Sardinha (Deut) sugeriu que se crie uma linha municipal partindo de Morrinhos a Macaé. Para isso sugere uma reunião dos vereadores, a prefeita Christiane Cordeiro e o prefeito de Macaé, Welbert Rezende para que criem essa linha municipal. “Iremos atender Capelinha, Maria Amália, Conceição de Macabu. Só depende da vontade do poder público”, enfatizou Deut.

E por fim, o vereador Maicon Pimentel informou que estará junto com Patrick Carvalho procurando na Secretaria Municipal de Educação para que melhore o atendimento do transporte universitário, já que recebeu diversas reclamações de estudantes sobre o serviço prestado.

Xaropinho faz elogios aos profissionais de Saúde

por Tania Maria Garabini publicado 27/05/2021 08h35, última modificação 27/05/2021 08h49
E pede empenho para que Vale alimentação do servidor seja reativado

O vereador Robson (Xaropinho) da Silva Rodrigues ao lamentar a morte de Acir, esposo de Miriele, sua prima, agradeceu o atendimento prestado pela equipe do Pronto Socorro Carlito Gonçalves, não somente à sua família, mas também à população carapebuense. 

“Quero parabenizar e agradecer ao atendimento da Saúde. Esses profissionais merecem nossos elogios pela dedicação. Estão todos vacinados, mas deixam seus parentes em casa e lutam pela vida de outras pessoas diariamente. A prefeita acertou esse nova Saúde, indicando pessoas dedicadas”.

Falando sobre os projetos na Câmara, Xaropinho pediu empenho dos demais vereadores para que agilizem junto à prefeitura a rápida implantação do Kit Alimentação e reativação do tíquete destinado aos servidores municipais, que segundo ele, estão com os salários defasados e esse reforço irá auxiliar na melhoria da alimentação dos funcionários e seus familiares.

Pediu também atenção dos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos para o trabalho de roçada, já que algumas mudas de árvore frutíferas colocadas no trevo da Usina e no trecho da rodovia até a Igreja, no Parque de Exposição.

Dandinho quer posto da guarda no antigo CEMAES

por Tania Maria Garabini publicado 25/05/2021 10h33, última modificação 25/05/2021 10h33
Indicação será levada para o estado endossar a proposição

Para melhor aproveitamento do espaço do colégio Senador Vasconcelos Torres, antigo CEMAES, o presidente da Câmara, vereador Leandro Drumond (Dandinho) Esteves fez indicação com objetivo de implantar o posto da guarda municipal no local. A indicação foi aprovada por unanimidade.

Em sua justificativa, o presidente do Legislativo Municipal explicou que, o prédio do colégio, antes utilizado para atender às crianças com necessidades especiais – pertence ao estado e foi cedido para atender essa finalidade. Ao longo dos anos, sofreu reformas para melhor adequação no atendimento dos estudantes. Com a transferência do atendimento para uma unidade na área central, o local foi desativado e corre o risco de depredação e depreciação por falta de uso.

Para evitar a perda, Dandinho fez a indicação para que o local possa abrigar o posto da guarda municipal. O local inclusive é estratégico já que se encontra na rodovia que demanda a Macaé. Servirá como uma barreira policial em caso de atendimento de ocorrência e também como fiscalização para transportes que circulam pela rodovia.

Ações do documento