Notícias

por Interlegis — publicado 06/06/2019 15h35, última modificação 13/09/2021 12h55

Condenados por Maria da Penha não podem trabalhar em prefeitura

por tania.garabini — publicado 15/09/2021 13h56, última modificação 15/09/2021 13h56
Projeto de lei é aprovado na Câmara de Carapebus

O condenado por crime previsto na Lei Federal 11.340 (Maria da Penha) terá vedado sua nomeação na administração pública direita ou indireta, para todos os cargos públicos no Município de Carapebus. O projeto de Lei aprovado na sessão deste dia 14 na Câmara de Vereadores é de autoria de Robson Xaropinho.

Ele defendeu seu projeto de lei, comentando que é grande o número de violência doméstica cometido contra mulheres e essa medida irá evitar que crimes desse porte venham a acontecer. E em caso de ocorrência, que os responsáveis julgados como culpados não possam exercer cargos públicos na administração pública municipal.

Os colegas do vereador Xaropinho elogiaram a iniciativa do mesmo, dando seu voto favorável.

Patrulha Maria da Penha entra em ação em Outubro em Carapebus

por tania.garabini — publicado 14/09/2021 11h05, última modificação 16/09/2021 09h28
Marcelo Mourão assegura que várias ações e projetos já estão funcionando na cidade

Várias ações e projetos estão em funcionando na cidade e beneficiando a população. O vereador Marcelo Mourão enumerou os trabalhos estão acontecendo, como a UBS Itinerante – indicação de sua autoria - a conclusão do curso da Maria da Penha que trata do atendimento às vítimas de violência doméstica. O vereador Marcelo Mourão adiantou que em breve Carapebus terá uma guarnição policial prestando atendimento específico para os casos de violência contra mulheres. O anúncio do funcionamento da "Maria da Penha" e a criação da Patrulha Rural - projeto de sua autoria - foi feito na sessão do dia 10, último.

Segundo Marcelo Mourão, o programa deverá funcionar a partir de outubro, já que estão sendo providenciadas instalações físicas para abrigar os agentes, pessoal de atendimento e também à população que forem em busca do serviço. Uma viatura específica ficará à disposição para atender os chamados. Salientou que o curso durou cinco dias e permitiu a capacitação de 27 agentes. Durante o curso, diversos temas foram debatidos, por profissionais de várias áreas, sendo eles, policiais do 32° Batalhão de Polícia Militar e da 130° Delegacia de Polícia, Procuradores de Carapebus, integrantes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Rio das Ostras e do Centro Especializado no Atendimento à Mulher de Macaé-CEAM.

A patrulha Maria da Penha faz parte de um projeto de abrangência Nacional que tem como objetivo realizar o enfrentamento diferenciado a violência doméstica. Consiste em fazer valer os direitos das mulheres vítimas de abusos no âmbito do seu lar.

“Várias indicações e solicitações feitas aos secretários estão acontecendo. Não podemos fechar os olhos e dizer que o governo não está fazendo nada. Sabemos que estão dia após dia tentando pagar as contas em dia, atender a população, funcionar os projetos e trabalhos mesmo sem recursos. Quero durante o momento que estiver aqui na Câmara lutar pela população. Estou visitando os bairros da cidade e vendo as necessidades dos moradores. E nós temos que trabalhar para a população”.

Patrulha Rural

Em conversa com o secretário de Segurança e Trânsito de Carapebus, Ricardo Aquino e policiais militares, o vereador Marcelo Mourão conseguiu que a Guarda Municipal crie a Patrulha Rural. Agentes municipais serão designados para essa nova patrulha que terá como prioridade atuar na área rural e assentamentos rurais como Maria Amália, Ingazeira e Capelinha.

Isso permitirá ampliação da segurança nessas localidades distantes que – na maioria das vezes – acaba desassistida devido a distância e a precariedade dos serviços oferecidos, que focam principalmente a área central ou em bairros próximos, para permitir maior eficiência.

Deuty reclama do encerramento do EJA em Carapebus

por tania.garabini — publicado 13/09/2021 15h22, última modificação 13/09/2021 15h22
E lamentou a morte de ex colega de Casa

O encerramento – sem qualquer autorização ou comunicado ao conselho de educação – a Secretaria de Educação encerrou as atividades do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do município. Para o vereador Luciano Sardinha Deuty isso é temeroso. “Estão brincando com o futuro das pessoas dessa cidade”. Com a existência do EJA - adultos e jovens que não puderam cursar uma escola - têm a oportunidade de estudar e também de se profissionalizar garantindo assim seu presente e futuro econômico e cultural.

“A educação é o futuro do amanhã. Se não tivermos uma educação, uma saúde e atendimento social diferenciado para que estamos aqui”, indagou Deuty.

“Com um orçamento de quase R$ 30 milhões para a Educação, não podemos deixar isso acontecer porque todos aqui tem filhos ou netos na escola municipal. Mas está tudo parado. Em contrapartida, a escola particular da cidade está há trinta dias funcionando e as quinze do município não estão. E me chama atenção que até agora não tem plano para a volta. Há famílias passando necessidades. Hoje mesmo me pediram cesta básica porque os filhos não tem merenda, que é um suplemento para elas”. Outra denúncia é de que há falta de água nos colégios municipais, segundo denúncia que recebeu.

Câmara enlutada

Falando sobre a morte do ex vereador falecido recentemente Deuty lembrou que o mesmo teve importante papel no desenvolvimento da cidade, citando como exemplo sua participação na votação pela ampliação da ZEN local. "Ele nunca se deixou de comparecer às reuniões com governador ou deputado, para reivindicar uma melhoria para a cidade. Sempre foi incansável em sua luta por ver a prosperidade da população e mesmo quando deixou o cargo, sempre esteve trabalhando. Ele é um exemplo a ser seguido e dou minhas condolências à família Vicente por essa grande perda", concluiu Deuty.

Patrick elogia Tânia Cabral por escolha política

por tania.garabini — publicado 13/09/2021 12h55, última modificação 13/09/2021 12h54
E agradeceu apoio à sua indicação legislativa

Patrick Carvalho elogiou a vereadora Tânia Cabral por fazer sua escolha ao apoiar o candidato Bernard Tavares no pleito eleitoral que haverá na cidade. “Parabenizo a vereadora, guerreira Tânia Cabral. Se sinta acolhida por nós que assim como a senhora tem o mesmo objetivo lutar pelo desenvolvimento de nossa cidade”.

Falando sobre a merenda escolar Patrick Carvalho relatou que uma mãe recebeu por seu filho, que o mesmo recebeu um suco, um sanduiche e um pirulito. “Não quero acreditar nisso e vou procurar a secretária de Educação para saber se isso realmente procede. Se isso realmente proceder é vergonhoso. É humilhar nossas crianças. Vamos averiguar. Entrei com requerimento de averiguação”. Robson Xaropinho em aparte comentou que isso pode ser brinde de Cosme e Damião.

O vereador Patrick Carvalho afirmou que assim que retornar as aulas estará nas escolas, acompanhando e filmando a distribuição das merendas. Não temos previsão de quando começarão as aulas, mas temos previsão de quanto será gasto com a limpeza. Eu alertei alguns vereadores que foram para as pastas e deixamos bem claro que estamos aqui para fiscalizar os gastos públicos. E tudo que for gasto do dinheiro publico será fiscalizado. Não procurei o Ministério Público Federal de brincadeira. Depois não digam que o vereador Patrick foi covarde. Covarde é quem está mexendo com o dinheiro da merenda de nossas crianças”.

Por fim agradeceu o apoio à sua indicação de um ponto de ônibus em ingazeira. “Muitas vezes passamos por lá e vemos pessoas com sacolas enfrentando o sol e chuva na espera de um transporte. É muito triste. Para os cofres públicos isso não custa nada”, finalizou.

Maicon lamenta morte de ex vereador

por tania.garabini — publicado 13/09/2021 11h17, última modificação 13/09/2021 11h17
E elogia posicionamento da vereadora Tânia Cabral

Em sua fala inicial o vereador Maicon Pimentel lamentou a morte do ex vereador Daniel Vicente, que esteve atuante nessa Casa na legislatura de 2013/2016. Comentou que ele e a vereadora Tânia Cabral estiveram acompanhando no hospital o triste desenlace e estiveram confortando a família do mesmo. Lembrou do excelente homem, profissional e colega de Casa que faleceu.

Logo em seguida comentou que ele juntamente com o vereador Robson estive visitando a sede da antiga escola Vasconcelos Torres e notaram a retirada do radar instalado pelo DER. “Graças a Deus foi retirado, pois ali não é lugar para um radar e até agradeço a sensibilidade do presidente do DER por fazer essa retirada e pudemos ver de perto que o prédio abandonado está acabando e já está sem uma parte do muro”. Salientou que até alguns dias atrás havia uma chapa fechando esse espaço, mas foi retirado e semana retrasada houve invasão e tentativa de furto de objetos do interior do prédio. “Ficamos triste em ver um prédio desse se deteriorando e ver no jornal, uma verba de quase R$ 2 milhões para limpeza de escola em seis meses, sendo que nem alunos estão indo as escolas por causa da pandemia” E indaga por que não investir esse recurso em melhoria de estrutura das unidades de ensino para quando os alunos retornarem. “Por que não investir em prédios públicos, que são poucos já que a maioria é alugado? E nós como vereadores temos o dever é de criticar, de questionar”.

Criticou a Cedae que quebrou toda a rua que beira o valão, deixando a área abandonada logo em seguida. Elogiou o atual prefeito Leandro Drumond Esteves que determinou a equipe do obras fazer o reparo no sistema de esgoto que estava entupido, resultado do trabalho feito pela Cedae na tentativa de colocar rede de água, destruindo o sistema de escoamento dos dejetos. “Peço novamente que seja feito manutenção no local e colocado o asfalto para que os moradores possam novamente pisar em um lugar digno. Hoje você passa lá e é somente lama e catinga de esgoto”.

Por fim teceu elogios a colega vereadora Tânia Cabral por seu posicionamento político diante da próxima eleição que se aproxima em Carapebus. “Aplaudo o seu posicionamento e afirmo que estamos juntos nessa luta. Ela é uma mulher que luta e colabora com a melhoria dessa cidade. Sempre vejo apenas elogios à sua pessoa e por tudo que tem feito por essa cidade e seus moradores. Ela ver que dá oportunidade para nova gestão. E fico feliz pela pessoa que ela é. Graças a ela a saúde é melhor. Não tem horário para sair de sua casa e atender as pessoas que precisam de um serviço médico. Sempre empenhada a qualquer hora”.

Ronei indica saneamento básico para bairros

por tania.garabini — publicado 13/09/2021 10h38, última modificação 13/09/2021 10h38
Aprovada por maioria as indicações de melhorias

Foram aprovadas por maioria, durante a última sessão na Câmara de Vereadores de Carapebus, as indicações feitas pelo vereador Ronei da Silva Pereira. A Primeira é a de nº 093/2021 que sugere saneamento básico nas ruas, Rua Maria Batista Rosa Rangel e a Rua Agrícola, no Alto do Caxanga. A segunda de nº 094/2021 solicita o mesmo serviço a ser executado pela prefeitura, na Rua Juiz de Direito Benedito Carlos Ferreira, nas travessas um e dois, na Praça Cordeiro.

Já o vereador licenciado Raimundo Luna Filho propôs a indicação legislativa nº059 que sugere o estudo e a execução de projeto para drenagem a fim de conter alagamentos na Praia de Carapebus.

De autoria do vereador Marcelo Mourão foi aprovada a indicação legislativa de nº 092/2021 em que ele sugere a construção de uma nova creche no bairro Caxanga. E por fim, de autoria dos vereadores Patrick Carvalho, Luciano Deuty, Maicon Pimentel e Robson Xaropinho foi aprovada a indicação nº0100/2021 que sugere a construção de uma guarita de ônibus para os passageiros na estrada de Ingazeira.

Tânia Cabral buscar por criar centro de apoio à Mulher

por tania.garabini — publicado 05/09/2021 08h15, última modificação 05/09/2021 08h15
Junto com Cintia Camargo pedem abrigo para vítimas de violência

Durante da reunião com a subsecretária de Políticas para Mulheres do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Drª. Glória Heloiza, a vereadora Tânia Cabral e a secretária Municipal de Assistência Social de Carapebus, Cíntia Camargo pediu a criação do Centro Especializado de Apoio à Mulher – CEAM, e a implantação de um abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica no município.

Tânia Cabral que defende a necessidade de um serviço especializado no atendimento à mulher esteve e Macaé durante encontro na Câmara Municipal de Macaé. O encontro promovido pela vereadora macaense Isa permitiu que fossem discutidas diversas pautas de interesse coletivo para a região, entre elas a criação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Macaé que possa atender toda a região.

Também estiveram presentes as vereadoras Alexandra Moreira de Quissamã, Nathalia Braga de Conceição de Macabu, Iza Vicente de Macaé, e Sabrina Soares de Porciúncula.

Robson Xaropinho pede melhoria da coleta de dejetos

por tania.garabini — publicado 04/09/2021 10h42, última modificação 04/09/2021 10h42
Bairro Barreiros precisa de atendimento especial

O vereador Robson Xaropinho em sua fala defendeu a necessidade da criação de uma caixa de coleta de dejetos do loteamento do Barreiros, no Sapecado. Ele lembrou que, a maior riqueza do ser humano é a água e ela está em risco principalmente no bairro Barreiros, já que a coleta de fossa asséptica é falha e coloca em risco a saúde de toda a população local.

“Mesmo não representando esse bairro, mas todo a cidade, peço que a prefeitura priorize o atendimento da coleta de dejetos” salientou Robson Xaropinho. Salientou que recebeu várias mensagens de moradores do local. “Sabemos que Carapebus vem recebendo vários loteamentos e vemos que os serviços prestados pelo poder público não atendem as necessidades”.  

Comentou que o subsolo da região não recebe o devido tratamento e mesmo o poder público oferecendo serviço de limpa fossa não é suficiente para manter a limpeza total da área. Ele solicita que se crie uma caixa de coleta de dejetos no Barreiros. Isso porque, a população local utiliza poços artesianos que acabam sendo poluídos com os dejetos, já que a demanda de caminhões fossa não atendem a necessidade real da comunidade. Ele pede também que a prefeitura aumente a contratações de caminhões para esse serviço. “Isso porque estamos apenas com dez por cento de tratamento de esgoto na cidade”, finalizou.

 

Ponto em Ubás

Indicação pedida pela população de um ponto de ônibus logo após a imagem de Nossa Senhora, na entrada da cidade, sentido Macaé-Carapebus já que os moradores daquela região ficam ao relento, enfrentando sol e chuva quando se deslocam tanto para Macaé como para o Centro da cidade.

Aprovados nomes das comissões permanentes da Câmara de Carapebus

por tania.garabini — publicado 03/09/2021 10h03, última modificação 03/09/2021 10h03
Membros estarão titulares durante o biênio 2021/2022

Foram aprovados durante sessão desta quinta-feira (02) os nomes de vereadores que comporão as Comissões Permanentes para o biênio 2021/2022 da Câmara de Carapebus. A resolução entra em vigor logo após a sua publicação. São eles:

 

I – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA:

 

Presidente: Ronei da Silva Pereira - PP

Vice-Presidente: Rodrigo da Silva Lima - AVANTE

Membro: Tânia Maria Carvalho Cabral Silva - PP

 

II – COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO, TRIBUTAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE:

 

Presidente: Tânia Maria Carvalho Cabral Silva - PP

Vice-Presidente: Ronei da Silva Pereira - PP

Membro: Rodrigo da Silva Lima - AVANTE

 

III – COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E SANEAMENTO:

 

Presidente: Antônio Marcos Santos da Silva - PRTB

Vice-Presidente: Marcelo Ribeiro Mourão – SOLIDARIEDADE

Membro: Ronei da Silva Pereira - PP

 

IV – COMISSÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL:

 

Presidente: Tânia Maria Carvalho Cabral Silva - PP

Vice-Presidente: Albecir Ribeiro – AVANTE

Membro: Ronei da Silva Pereira - PP

 

V – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA:

 

Presidente: Marcelo Ribeiro Mourão – SOLIDARIEDADE

Vice-Presidente: Ronei da Silva Pereira - PP

Membro: Rodrigo da Silva Lima – AVANTE

 

VI – COMISSÃO DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E PESCA:

 

Presidente: Antônio Marcos Santos da Silva - PRTB

Vice-Presidente: Marcelo Ribeiro Mourão – SOLIDARIEDADE

Membro:  Ronei da Silva Pereira - PP

 

VII – COMISSÃO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO:

 

Presidente: Ronei da Silva Pereira - PP

Vice-Presidente: Antônio Marcos Santos da Silva - PRTB

Membro: Tânia Maria Carvalho Cabral Silva - PP

 

VIII – COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, TURISMO, ESPORTE E LAZER:

 

Presidente: Rodrigo da Silva Lima - AVANTE

Vice-Presidente: Ronei da Silva Pereira - PP

Membro: Antônio Marcos Santos da Silva - PRTB

 

IX – COMISSÃO DE TÍTULOS E HONRARIAS:

 

Presidente: Rodrigo da Silva Lima - AVANTE

Vice-Presidente: Ronei da Silva Pereira - PP

Membro: Antônio Marcos Santos da Silva – PRTB

 

 

X – COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR:

 

Presidente: Marcelo Ribeiro Mourão – SOLIDARIEDADE

Vice-Presidente: Ronei da Silva Pereira - PP

Membro: Tânia Maria Carvalho Cabral Silva – PP 

 

XI – COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, DA CIDADANIA, DA MULHER, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE, DO IDOSO E DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA:

 

Presidente: Ronei da Silva Pereira - PP

Vice-Presidente: Antônio Marcos Santos da Silva - PRTB

Membro: Rodrigo da Silva Lima - AVANTE

 

XII – COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL:

 

Presidente: Albecir Ribeiro – AVANTE

Vice-Presidente: Rodrigo da Silva Lima - AVANTE

Membro: Tânia Maria Carvalho Cabral Silva – PP

Duas empresas estudam se instalar em Carapebus

por tania.garabini — publicado 02/09/2021 14h45, última modificação 03/09/2021 09h07
Mourão levou empresários para conversar com o prefeito e secretariado

A oportunidade de empresas de fabricação de abrasivo e prestação de serviço – ambas do setor offshore – se instalar em Carapebus é grande, já que a primeira conversação entre os empresários, o vereador Marcelo Mourão e o prefeito interino, Leandro Drumond Esteves e secretários, na manhã desta quinta-feira (02) no gabinete da Prefeitura foi altamente positiva e já está sendo agendada a segunda reunião, para a formalização documental da proposta de instalação. Para Marcelo Mourão esse primeiro contato foi positivo e vai de encontro a necessidade de oferta de empregos para o carapebuense, bem como reforço na economia local.

Para as empresas, os incentivos são área industrial com isenção fiscal, baixa taxa de impostos de serviço, mão de obra e proximidade com Cabiúnas e parte industrial de Macaé – ponto de interesse dos grupos empresariais. À Prefeitura essas instalações significarão mais emprego, crescimento econômico e visibilidade empresarial, podendo atrair mais empresas do ramo offshore para a cidade.

O vereador Marcelo Mourão em sua fala na reunião lembrou que sua campanha e proposta política está voltada para a criação de empregos, qualificação de mão de obra e criar oportunidades econômicas que permitirão o crescimento da cidade. “Os empresários Gustavo, Renata e Thiago são da área offshore e viram a oportunidade de somarmos força, agregando o que a cidade tem a oferecer ao das empresas. Tenho certeza que, o prefeito Dandinho, o secretário Luiz Victor, de administração e os demais tem interesse em trazer novas empresas para a cidade e ampliar a oferta de emprego e qualificação para o cidadão”.

O empresário Gustavo Leite, da ANG pretende instalar na cidade, uma firma em que será oferecida prestação de serviço para o ramo offshore. Atualmente ele já tem 160 pessoas prestando serviços em Macaé, oriundos de outras localidades. Gustavo busca junto à prefeitura uma área que possa abrigar todo o setor de logística, como o escritório. Sua empresa ainda qualifica a mão de obra empregada.

Fábrica Selo Verde

Os sócios Thiago e Flávia Renata Ferreira mostraram interesse em instalar em Carapebus, uma fábrica de abrasivo. Será a primeira na região e no Estado. A empresa, além do oferecimento de emprego para dezenas de carapebuenses, ainda contribuirá econômica e ecologicamente, pois tem o selo Verde, portanto benéfica para o meio ambiente. O SELO VERDE é uma certificação socioambiental concedida a instituições públicas e privadas que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios.

Os empresários possuem em Rio das Ostras, firma instalada em sede própria oferecendo jateamento a seco, com a maior área de confinamento para esse fim. Thiago e Flávia Renata viram em Carapebus, o potencial de mercado para a instalação desse novo ramo empresarial tanto na logística, localização como mão de obra disponível. “Já foi feito um estudo em que se detectou que a instalações das usinas, a revitalização dos poços maduros da Bacia de Campos trouxe um novo alento econômico para Macaé. Novas empresas de grande porte estarão se instalado e as cidades circunvizinhas se beneficiarão. Para nós empresários buscar lugares que nos ofereçam oportunidade de crescer e participar do desenvolvimento econômico da cidade é de suma importância”, finalizou Flávia Renata.

Vereadores elogiam ex-secretários de segurança

por tania.garabini — publicado 30/08/2021 13h06, última modificação 30/08/2021 13h06
Deuty solicita moção de aplauso para os mesmos

Em sua fala, o vereador Luciano Deuty Sardinha lembrou que os guardas recebem hoje 30% de periculosidade e isso graças a sua indicação feita e aprovada. “Nunca fui na guarda falar que sou o pai desse filho, primeiro porque sou parlamentar e segundo por reconhecimento ao trabalho dessa classe, que se dedica 24 horas. Lembrou que em 2014 estava como vereador e aprovou o aumento de 75% para todos os servidores.

E teceu elogios ao ex-vereador Anselmo Prata que foi secretário de segurança e criou a guarda municipal, com o aval do então prefeito Eduardo Cordeiro. “Temos que elogiar e dar o que é de direito a quem foi o melhor secretário e criador da guarda. Anselmo Prata. Foi considerado o melhor da região, do Estado. Mas ele não fez isso sozinho. Fez com uma equipe, com supervisores como Paulinho Cueca, Borginho e o da Silva”.

Ainda em sua fala, informou que entrou com pedido de moção de aplauso a todos os secretários de segurança pelo excelente trabalho exercido na função, ajudando a transformar a guarda municipal de Carapebus, em referência na região pelo excelente desempenho, inclusive no apoio a operações policiais.

 

Maicon pede benefícios para todos

 

O vereador Maicon Pimentel em sua fala demonstrou temor que os benefícios adquiridos pela guarda através do plano não sejam cumprindo. “Espero que não seja uma coisa pífia, de momento. O que me preocupa hoje é isso. Será que no futuro não haverá uma puxada de mão?” indagou. Lembrou também que os vereadores devem empunhar a bandeira de melhorias para outras classes de servidores concursados. E por fim solicitou que não haja escolha de projeto de valorização funcional do servidor para ser enviado à Câmara para aprovação, já que todos tem os direitos iguais.

 

Vale alimentação para servidor

O vereador Robson Xaropinho lembrou que o servidor de Carapebus está há sete anos sem que tenha “pelo menos esperança de melhoras ligadas a questão trabalhistas. Desde janeiro venho falando sessão por sessão sobre o mínimo que um gestor público deve cumprir dos direitos trabalhistas”.

Ressaltou que, a aprovação do plano da guarda abre as portas para que o servidor possa ter esperança. Xaropinho esteve com o prefeito Leandro Drumond “Dandinho” e solicitou o retorno do tíquete alimentação e revisão salarial e recebeu deste a informação de que, já foi solicitado ao secretariado um estudo de impacto financeiro sobre isso para uma futura implantação. “Disse a ele que tem tudo para entrar na história do município. Lamentou que, há perseguição política contra os concursados e não há reconhecimento pela dedicação dos profissionais.

 

Pacato elogia Anselmo Prata

O vereador Marquinhos Pacato agradeceu a Anselmo Prata por tê-lo forjado como guarda municipal e também a Eduardo Cordeiro pela criação da instituição. “Nós fomos forjados por Anselmo, um dos fundadores. Não aprendemos na teoria, foi na prática. Tenho honra de ser guarda e agradeço a todos os colegas por serem o que são. Temos que dar honra a quem tem honra”. Em paralelo, Marquinho Pacato teceu elogios aos supervisores que estiveram no cargo. Agradeceu também aos ex-prefeitos Rubens Vicente por realizar o segundo concurso público e Amaro Fernandes que em 2012 deu aumento à guarda por indicação do vereador Deuty. “Foram 15% para risco de vida, 75% de aumento e eu sai depois de sete anos como secretário de segurança deixando a escala de 24X 96 horas”, lembrando de sua gestão. E por fim agradeceu aos guardas, salientando que se o município se encontra tranquilo é graças ao trabalho da Guarda Municipal.

Tânia Cabral defende melhores salários para os concursados

por tania.garabini — publicado 28/08/2021 11h49, última modificação 28/08/2021 11h49
Vereadora relembra que plano de carreira evitará perseguições ou favorecimento

Defender a melhoria de vencimentos já garantidos por lei para todos os servidores concursados. Essa é uma das bandeiras da vereadora Tânia Cabral. Ela assegurou que, se empenhará assim como os demais colegas na recuperação da defasagem salarial principalmente dos agentes de Saúde e de combate a endemias.

Quanto ao plano de cargos de carreira da guarda a vereadora Tânia Cabral é uma conquista que todo servidor concursado busca, já que ele assegura não somente uma progressão funcional, como também evitar perseguições ou favorecimentos. “E tudo isso devemos a Christiane Cordeiro, que sempre em nossas reuniões para tratar desse assunto, garantiu que o mesmo fosse o mais justo para contemplar uma categoria que foi criada pelo então prefeito Eduardo Cordeiro”.

“Isso não é um favor. É um direito que vocês têm. Que lutam há dez anos por isso. Não podemos deixar de falar que é uma vitória de Christiane Cordeiro. Ela não está mais na pasta, mas sempre colocou como prioridade. Ela sempre disse que isso era uma questão de honra ver o plano aprovado”, garantiu a vereadora Tânia Cabral.

Outros concursados

Com esse plano garantido, Tânia Cabral lembrou que outros concursados também vem lutando pela implantação de seus planos. “Desde o tempo de Renato Silva e eu, temos colocado indicações e mais indicações para que outras carreiras sejam contempladas. Não podemos esquecer dos concursados, que também estão com os salários defasados. E não podemos perder a esperança e dar mais um passo rumo a isso. Vamos lutar para isso acontecer”, finalizou.

Plano de cargos e salário da guarda é aprovado na Câmara

por tania.garabini — publicado 27/08/2021 15h58, última modificação 27/08/2021 15h58
Vários benefícios foram incluídos com apoio dos vereadores

Carga horário de 24hs de trabalho por 96 horas de descanso, criação de níveis para os guardas municipais, progressão funcional a cada cinco anos de trabalho ininterrupto e sem punição, aumento no piso salarial, gratificação de 20% sobre o salário base do mês, quando não receber punição ou apresentar falta. Esses são alguns dos benefícios conquistados pela categoria, muitos deles através dos vereadores que essas mudanças baseadas na proposta dos representantes classistas.

O presidente da Câmara, vereador Kelver JJ mostrou-se satisfeito com o resultado e parabenizou aos colegas vereadores e os representantes da Guarda Municipal pelo trabalho em conjunto pelas mudanças e melhorias recebida. Na oportunidade, cumprimentou o comandante Aquino, atual gestor da Guarda, a quem ele considera amigo. “Você está de parabéns pelo trabalho que vem executando. Os elogios são muitos para você e os comandados. E eu tenho uma longa história com os membros da guardas, antes mesmo de eu ser da política. Sempre fui bem atendido”, enfatizou. Agradeceu também aos ex-comandantes da guarda Borjão e Borginho pelo apoio sempre a ele prestado.

Ainda em sua fala, parabenizou a ex-prefeita Christiane Cordeiro e o interino Leandro Dandinho Drumond. A primeiro por empenhar sua palavra de que enviaria a mensagem do plano para que os vereadores pudessem votar e Dandinho por agilizar esse processo, já que não tem um mês de mandato a frente do poder Executivo. E lembrou no final que a Câmara estará sempre aberta para atender não somente as reivindicações das categorias trabalhistas, mas principalmente da população.

Tânia agradece a Christiane

A vereadora Tânia Cabral agradeceu também à Christiane Cordeiro e Dandinho pelo esforço em colocar para votação o plano de cargos e salários. “Há poucos meses estive com a prefeita e ela me assegurou que encaminharia à Câmara a matéria para votação. Faltava apenas alguns ajustes jurídicos. Ela foi categórica em afirmar que era uma questão de honra para ela, dar o que a categoria vinha lutando há tantos anos”. Para Tânia Cabral, Christiane falou e cumpriu com seu compromisso. O mesmo é Dandinho, que em poucos dias, encaminhou o projeto para análise e votação na Câmara.

“Ele foi muito sensível ao apelo de Christiane que deseja ver a categoria atendida. Para completar, tivemos uma reunião entre vereadores e guardas, onde chegamos um denominador comum que atenda a categoria no que é de seu direito”. Tânia Cabral que é presidente da Comissão permanente de Justiça da Câmara fez um pequeno detalhamento dos benefícios permanentes que os guardas passarão a ter com o plano em vigor.

Lembrou que, todas as melhorias financeiras dependerão também de o município estar dentro de sua previsão orçamentária anual. Uma delas é de que o guarda a cada cinco anos terá um acréscimo de 5% em sua progressão funcional. Outra é de que se estiver cedido, nomeado ou exercer função sindical ou mesmo política não perderá esses anos em sua progressão funcional.

Câmara define em setembro as comissões permanentes para 2022

por tania.garabini — publicado 26/08/2021 11h32, última modificação 26/08/2021 11h32
Mesa Diretora divulgou edital do cronograma para composição

Com a saída de cinco vereadores para compor o secretariado de governo, o presidente da Câmara Kelver de Souza (JJ) estabeleceu um novo cronograma para a composição das comissões permanentes para o biênio 2021- 2022. O prazo para indicação dos nomes está aberto até o dia 30 (segunda-feira), quando deverão ser oficializados os interessados para ocupar as vagas.

No dia 31, às 10 horas, na sala de Reunião da Câmara haverá apresentação das indicações aos vereadores e discussão final sobre os membros das comissões visando a proporcionalidade. Já no dia 01 de setembro, os nomes que comporão as comissões serão encaminhados à Mesa Executiva para transformar em Projeto de Resolução.

No dia 2 de setembro, durante sessão ordinária, haverá leitura, discussão e votação do Projeto de Resolução com a indicação dos membros das comissões. A ação acontecerá no plenário Maria Helena da Silveira Brito.

Vereadores e guardas municipais analisam Plano de Cargos e Salários

por tania.garabini — publicado 24/08/2021 13h30, última modificação 24/08/2021 13h48
Reunião agrega novas propostas para melhorias da categoria

Mudanças e melhorias no Plano de Cargos e Salários da Guarda Municipal foram amplamente discutidas em reunião na manhã deste dia 24 – terça-feira – e que serão encaminhadas à Procuradoria do Município, análise e modificações necessárias e que atendam a categoria. O poder Executivo encaminhou mensagem Nº 016/2021 que dispõe sobre o estatuto da guarda, onde prevê o plano. A mesma encontra-se na Câmara para a primeira leitura, durante a sessão desta terça-feira. Estiveram presentes nessa reunião, o presidente do Legislativo, Kelver JJ; os vereadores Tânia Cabral, Marquinho Pacato, Luciano “Deuty” Sardinha, Marcelo Mourão, Ronei Silva, Maicon Pimentel, Albecir “Tuti” Ribeiro e Patrick Carvalho.

Mourão pede mutirão de Saúde para bairros

por tania.garabini — publicado 23/08/2021 10h53, última modificação 23/08/2021 10h53
E cadastro de jovens para vacinação contra o Covid

O vereador Marcelo Mourão apresentou duas indicações legislativa que atendem a área de saúde. A primeira é a solicitação de um mutirão de saúde nos bairros Maria Amália, Capelinha e Ingazeira. Além desse mutirão, Marcelo Mourão solicitou que a prefeitura realize o trabalho de Unidade Básica de Saúde (UBS) volante.

O parlamentar entende que, essas localidades por serem distantes do Centro precisam de uma atenção especial na área de saúde. Para isso sugere que sejam implantados o mutirão e a UBS itinerante. A segunda indicação legislativa é que o Poder Executivo institua o cadastro público de lista de espera para as pessoas com a idade de 18 anos em diante, para que sejam contempladas com o excedente da vacina contra o Covid.

Maicon Pimentel sugere construção de banheiros na lagoa da Praia

por tania.garabini — publicado 23/08/2021 09h34, última modificação 23/08/2021 09h34
E ponto de vacinação antirrábica

A construção de banheiros (feminino e masculino) na lagoa da Praia de Carapebus e a montagem de um ponto de atendimento para a vacinação antirrábica foram indicações legislativas apresentadas por Maicon Pimentel e que tiveram aprovação por unanimidade.
O vereador defendeu sua indicação legislativa para a construção de banheiros por entender que a lagoa na Praia recebe grande número de visitantes e não possui essa infra estrutura necessária. Sem banheiros os turistas e mesmo frequentadores locais são obrigados a se deslocar para outras áreas, caso precisem fazer uso dos mesmos. Isso representa inclusive um risco ao meio ambiente, devido à falta de controle sanitário. Os dejetos humanos acabam por ser despejados erradamente na natureza local, provocando contaminação do solo.
Outra indicação de Maicon Pimentel é para a instalação de um ponto de atendimento com campanha de vacinação antirrábica para animais domésticos da cidade. Esse ponto permitirá que os donos de animais consigam vacinar seus animais, bem como receber um rápido serviço veterinário oferecido pelo município.

Deuty solicita instalador de resfriador de leite

por tania.garabini — publicado 22/08/2021 13h28, última modificação 22/08/2021 13h28
E também ciclovias e trevo na RJ 178

A instalação de um resfriador de leite comunitário ao lado do Parque de Exposição, bem como implantação de ciclovias e de um trevo na RJ 178 foram apresentadas como Indicação Legislativa pelo vereador Luciano Sardinha (deuty) e aprovadas por unanimidade.

Defendendo a sua Indicação Legislativa, Deuty lembrou que no município existem dezenas de produtores rurais de leite e não tem um local comunitário para atender a demanda de resfriamento, tão necessária para o tratamento saudável do produto e posterior comercialização. “Existe um terreno vago ao lado do Parque de Exposição que será perfeito para os produtores de leite terem esse resfriador comunitário instalado. Assim poderão beneficiar o leite produzido em sua propriedade, oferecer um produto de qualidade e consequentemente melhorar seu preço de venda”, lembrou Deuty.

As indicações para a construção de ciclovias feitas por Deuty seriam feitas no trecho entre Ubás e Baixada e também do Trevo da Rodagem até a Praia de Carapebus. Ambas atenderiam aos ciclistas tanto na questão de trabalho, como para passeio turístico, fomentando o desenvolvimento econômico da cidade, de maneira natural, preservando o meio ambiente, além da segurança para seus usuários.

Outra indicação legislativa aprovada foi a da implantação de um trevo na RJ 178 em frente ao loteamento Santa Edwiges, sentido Ubás. E para melhoria do meio ambiente da cidade, Deuty indicou ao poder Executivo que mantenha limpeza periódica com dragagem da represa da Maricota. O local é usado para coletar a água potável que abastece a cidade.

Projeto de Equoterapia e ajuste de salário para agentes comunitários são aprovados

por tania.garabini — publicado 22/08/2021 11h45, última modificação 22/08/2021 11h43
Indicações foram apresentadas por Kelver JJ

Atendimento com equoterapia a portadores deficiências especiais e ajuste do piso salarial para agentes comunitários foram aprovados – por unanimidade – pelos vereadores de Carapabus. As indicações legislativas são de autoria do parlamentar Kelver JJ. Em sua defesa, o vereador e atual presidente da Casa lembrou da necessidade de atendimento aos pacientes com deficiências especiais e que se encontram em processo de reabilitação.

“Esse tratamento apresenta resultados altamente positivos naqueles que fazem as terapias com cavalos. Carapebus tem estrutura para oferecer esse tipo de tratamento assim como profissionais gabaritados. Há muitos casos locais que acabam sendo encaminhados à outras cidades. Se podemos oferecer conforto e atendimento na cidade, porque não colocar em prática o serviço que podemos implantar. Acredito que o poder Executivo é sensível a essa questão e buscará sua implantação”, finalizou Kelver JJ.

Outra importante indicação legislativa é sua sugestão para que a prefeitura estude e implante o ajuste no piso salarial profissional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. “Nesse momento tão importante, que está sendo o combate ao Covid, o papel dos agentes de saúde e também de endemia é de suma importância. São profissionais que enfrentam caminhadas e horas seguidas em baixo de sol ou chuva para atender a população. Nada mais justo do que dar-lhes o que é merecido e previsto na lei federal”.

Vereadores aprovam desconto de 80% no pagamento de IPTU

por tania.garabini — publicado 22/08/2021 11h08, última modificação 22/08/2021 11h08
Aprovado projeto de lei de recuperação fiscal de Carapebus

Por unanimidade foi aprovado pelos vereadores, a mensagem do poder Executivo, do projeto de lei da recuperação fiscal de Carapebus. Nele, o governo concede um desconto de 80% para os devedores da Dívida Ativa do IPTU quando do pagamento a vista. Na mesma lei, está desconto de 60% para o pagamento parcelado em três vezes.

E ainda na mesma sessão foi aprovado um crédito suplementar de quase R$ 500 mil para aplicação em programa de atendimento à pacientes com problemas de saúde mental.

Pedido a limpeza de córrego e reforma de corrimão

por tania.garabini — publicado 17/08/2021 14h55, última modificação 17/08/2021 16h40
Calcetamento, esgoto e limpeza de córrego foram indicações aprovadas

Os vereadores Luciano Sardinha Deuty e Patrick Carvalho, tiveram suas indicações aprovadas durante sessão plenária do dia 13 último. São elas – respectivamente-calcetamento e saneamento básico no loteamento Cláudio Prata, reforma nos corrimões da ponte no sentido Casa Popular, localizada no bairro Alto do Caxanga e a limpeza semestral do córrego Lameiros.

Luciano Sardinha Deuty lamentou que, há 13 anos solicita o calcetamento e saneamento básico no loteamento Claudio Prata, bem como reforma nos corrimões da ponte existente no Alto do Caxanga, no sentido casa popular. “Isso demonstra que a gente vem solicitando ao longo desses anos, junto ao poder Executivo. E muitas vezes somos criticados pela população que acha que não fazemos nada. Eu quero lembrar que o vereador indica quem executa é a prefeitura. Na ponte perdemos um amigo que caiu porque o corrimão não protegeu. Isso é uma necessidade, não um enfeite”.

E de sua indicação para calcetamento e saneamento básico no loteamento Cláudio Prata, Deuty lembrou que, a situação é crítica a tal ponto que os moradores do loteamento compraram material e contrataram máquinas parar abrir as valas e instalar os canos de esgoto. “Mais ainda falta muito para atender todo bairro. O loteamento ainda não tem calcetamento e as ruas precisam ser olhadas com carinho. É um pedido que fazemos ao Executivo. Sabemos que os royalties que a prefeitura recebe vem aumentando a cada mês”, finalizou.

O vereador Patrick Carvalho defendeu veementemente a limpeza a cada seis meses do curso de água e as laterais do córrego Lameiro. As limpezas aconteceriam nos meses de fevereiro e agosto, principalmente antes dos períodos chuvosos quando tornam os córregos da cidade perigosos, já que o acumulo de sujeira e lixo despejados na água ou margens provocam pequenos transbordamentos. Há sempre reclamações de moradores que tiveram suas residências invadidas. Durante da defesa da limpeza, o vereador Robson Xaropinho comentou que também fez a mesma indicação, mas para o córrego do Sapecado, que teve início, mas foi interrompido devido as construções irregulares às margens do seu curso, impedindo as máquinas e homens darem prosseguimento aos trabalhos

PPA e mudança na LDO em análise na Câmara

por tania.garabini — publicado 17/08/2021 14h09, última modificação 17/08/2021 14h09
As mesmas serão votadas na sessão do dia 17

Foram lidas em sessão plenária do dia 13, as mensagens sobre o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2018 e 2021 e alteração na lei que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, além de abertura de crédito especial e suplementar por tendência de excesso de arrecadação encontra-se na Câmara. As duas mensagens foram encaminhadas pela Prefeitura para análise e posterior votação.

As mensagens encontram-se na Comissão de Constituição e Justiça e a de Finanças. Ainda na mensagem nº 015/2021, a prefeitura encaminhou o projeto de lei que, institui o programa de recuperação fiscal (Refis/Carapebus 2021). As mesmas serão lidas e colocadas em votação.

Tânia Cabral tem três indicações aprovadas

por tania.garabini — publicado 16/08/2021 15h15, última modificação 17/08/2021 15h57
Propostas serão analisadas pela prefeitura

Três indicações legislativas da vereadora Tânia Cabral foram aprovadas por unanimidade. A primeira é o pedido de remodelação da Avenida Getúlio Vargas. A segunda é a da praça Frei Baltazar. Ambos os logradouros estão localizados no Centro da Cidade. Para a vereadora é de suma importância para melhor atendimento à população.

A terceira indicação está ligada ao setor econômico da cidade. A vereadora Tânia Cabral solicitou ao poder Executivo que modernize a Zona Especial de Negócios (ZEN). Para ela, essa ação permitirá atrair novas empresas e também incentivar as já existentes no local, com a melhoria de serviços, tornando a Zen consequentemente ampliando o atendimento. Isso permitirá que as empresas - bem assistidas – ampliem seus serviços e também o volume de contratações de funcionários. Vale lembrar, que há uma lei em vigor no município em que, boa parte dos trabalhadores devem ser moradores da cidade.

Por fim agradeceu aos vereadores que aprovaram as indicações feitas por ela. E quando o projeto de lei 014 Tânia Cabral afirmou categoricamente que não irá contra um projeto de repasse de recursos para atendimento aos pacientes com doenças mentais. "Podem contar com meu voto. Tudo que for para a Educação, a Saúde eu votarei a favor porque irá beneficiar a população. E estamos aqui para fiscalizar o uso correto desse dinheiro", concluiu.

E quanto à indicação do vereador Deuty sobre aparelhos na área de Saúde Tânia informou que o município já adquiriu o aparelho de ultrassom e em breve será colocado em funcionamento. Assim como já esta em funcionamento o ecocardiograma. A população tem que aprender a cobrar seus direitos e nos procurar caso não serem atendidos. E se não tivermos uso correto de verbas, nós iremos fiscalizar, porque somos vereadores e nossos salários são pagos pela população".

Nova Mesa Diretora será escolhida nesta quinta-feira

por tania.garabini — publicado 16/08/2021 10h43, última modificação 16/08/2021 10h43
Chapas concorrentes devem apresentar nomes até dia 18

A Câmara de Carapebus elegerá no dia 19 (quinta-feira) a nova Mesa Diretora. O registro das chapas concorrentes poderá ser feito até dia 18. A eleição ocorrerá durante a sessão ordinária de quinta, conforme ato da presidência nº 012/21. Atualmente Kelver de Souza Santos encontra-se interinamente respondendo pela presidência da Mesa, no lugar de Leandro Drumond Esteves.

O comunicado oficial foi divulgado no dia 12, quando da abertura oficial para o registro de chapa da Mesa Executiva. Estão abertas as vagas para vice-presidente, Primeiro Secretário e Segundo Secretário. O registro de chapa dar-se-á no horário de expediente da Câmara Municipal de Carapebus das 08:00 h às 16:00h (segunda a quintas-feiras) e 08:00h às 12:00h (sexta-feira), devendo ser protocolado no Setor de Protocolo.

Ronei assume defendendo projetos para a juventude

por tania.garabini — publicado 15/08/2021 10h48, última modificação 15/08/2021 10h48
Suplente assume a cadeira vaga de Dandinho

O vereador Ronei da Silva Pereira (PP) assume a cadeira de Dandinho - que assumiu a prefeitura interinamente – defendendo a representação da comunidade jovem da cidade e se comprometendo a criar projetos que melhorem profissionalmente a juventude local. Sua posse foi assinada pelo então presidente da Casa, Leandro Drumond Esteves (Dandinho). Acompanharam o evento, os parlamentares Tânia Cabral, Marquinhos Pacato, Patrick Carvalho, Marcelo Mourão – que está na vaga de Paulinho Cueca –, Robson Xaropinho e Maicon Pimentel.

Durante sua posse Ronei lembrou de sua infância e juventude, quando aprendeu – por conta própria- cortar cabelo. “Eu atendia os amigos na varanda de casa. Fui aprendendo aos poucos e com o dinheiro que ganhei passei a fazer cursos e melhorando minha técnica. Hoje tenho minha barbearia. Assisto muitos jovens de Carapebus ociosos e sem oportunidade de trabalho, porque não possuem uma profissão”.

Lembrando-se de sua adolescência ao assumir a cadeira de vereador, Ronei quer defender e propor projetos profissionalizantes para a juventude, criando assim a oportunidade dessas pessoas poderem se profissionalizar e sair da ociosidade evitando o desvio para a criminalidade ou o vício.

Kelver assume presidência da Câmara de Carapebus

por tania.garabini — publicado 12/08/2021 12h51, última modificação 12/08/2021 12h51
Mesa é composta também por Ronei e Marcelo Mourão

Kelver de Souza Santos (Kelver JJ) ao ser empossado presidente interino da Câmara de Vereadores de Carapebus lamentou que tenha assumido o cargo diante da adversidade política enfrentada na cidade, com a saída de Christiane Cordeiro de frente do poder Executivo. “Estou feliz apenas pela confiança em mim depositada pelos colegas que me indicaram para assumir esse cargo aqui na Casa”. Em sua fala garantiu que não haverá mudança na estrutura funcional da Câmara, retomada – em breve – das sessões presenciais, tomadas as devidas medidas sanitárias exigidas e melhorias físicas da Casa para melhor atendimento ao público e desenvolvimento dos trabalhos internos.

O novo presidente é vereador em seu primeiro mandato, tem 29 anos e foi eleito pelo Partido Progressista. Representando a classe dos comerciantes e da juventude na cidade, kelver é bastante atuante e defende a necessidade de transparência nas ações políticas e por isso, acha necessária a reabertura das sessões à população. “Estamos analisando com o setor técnico, a lei sobre o Covid e se tivermos como reabrir o plenário para a população, permitindo assim que assistam nossos trabalhos e opinar sobre o mesmo”. Para ele é importante a presença da população, mas alertou que serão tomadas todas as medidas necessárias para evitar a propagação da doença nas dependências da Casa.

Outra medida tomada por Kelver JJ como presidência é a reestruturação física da Câmara. São mudanças de divisórias que permitem ampliação de espaço e melhor acomodação dos funcionários. “Isso agilizará o trabalho interno e também externo, dando condições dignas aos nossos colegas para que façam um trabalho de excelência como já vem sendo feito. Na oportunidade, Kelver JJ assegurou que não haverá mudanças ou demissões no quadro de funcionários da Câmara.

Em sua posse, Kelver parabenizou os vereadores que assumiram as secretarias, aos suplentes que assumem as cadeiras vagas na Casa. Assegurou que a Câmara dará todo apoio necessário ao novo prefeito, Leandro Drumond em agilizar os processos de obras e serviços na cidade. Que ele manterá abertura de seu gabinete para os amigos e a todos que precisarem e que se mantenha o mesmo espírito de união entre os vereadores para que a cidade possa melhorar e viver harmonicamente, construindo um futuro melhor.

Kelver JJ assumiu interinamente a presidência da Câmara de Vereadores, no lugar de Leandro Drumond Esteves que foi investido na função de prefeito de Carapebus. Kelver renunciou ao cargo de primeiro secretário para a montagem da Mesa Diretora provisório que empossou Leandro Drumond já que o vice, Adriano Couto de Lima assumiu a secretária de Transporte.

Leandro Drumond assume interinamente a prefeitura de Carapebus

por tania.garabini — publicado 11/08/2021 14h06, última modificação 11/08/2021 14h06
Em sua fala de posse, assegurou continuidade de obras e manutenção de servidores

Dar continuidade as obras, trabalhos e serviços que vem sendo prestados é a prioridade do Leandro Drumond Esteves, como prefeito interino de Carapebus. E assegurou em seu pronunciamento de posse que manterá todos os servidores da prefeitura, já que retirá-los seria prejudicial ao andamento dos serviços em execução e mesmo dos futuros. Desde segunda-feira (09), Leandro Drumond está investido interinamente como prefeito, seguindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral -TSE. Na Câmara, Dandinho passou a presidência da Mesa Diretora para Kelver JJ, que renunciou ao cargo de primeiro secretário para assumir a função de presidente da Casa, interinamente.

Dandinho logo após sua fala e entrega da presidência da Câmara, se dirigiu para a prefeitura assumir o cargo. Estavam acompanhando Leandro Drumond Esteves, o Presidente da Câmara, Kelver Souza, os vereadores da base do governo, Tânia Cabral, Marcelo Mourão, Rodrigo Lima, Roney, Marquinho Pacato, Albecir Ribeiro. O grupo foi recebidos na prefeitura - no gabinete - pelo secretário de Administração, Luiz Victor Coutinho e o Procurador Geral, Hugo Monteiro e demais secretários.

Continuidade de trabalho

Ainda na Câmara, Leandro Drumond agradeceu a todos os funcionários da Casa pelo empenho com que se dedicam aos trabalhos. “Nesses oito meses de trabalho vemos que temos muitas pessoas empenhadas. Isso é muito bom. Agradeço pela posse do amigo Ronei. Estou à disposição de todos. Hoje assumo na prefeitura, mas nada mudou. Vou continuar com o mesmo projeto de trabalho da prefeita Christiane, porque é muita coisa boa para Carapebus”.

Lamentou a decisão do afastamento da prefeita. “Isso não é uma coisa boa. Só quem perde com isso é a população, com esse desgaste todo. Será a eleição, que teremos por conta disso”. Assegurou que fará de tudo para “tocar firme, iniciar ou concluir todas as obras. Botar essas coisas para andar. Nossa cidade não aguenta mais. Ela precisa de melhoras. Ela precisa sorrir”.

Por fim Leandro (Dandinho) foi categórico em afirmar que, continuará o mesmo para todos, independentemente do cargo de prefeito. “Poder para mim não diz nada. Continuo sendo o que sempre fui. Poder não é nada. O que eu sou não é o cargo; é a minha personalidade”.

Suplentes assumem cinco cadeiras na Câmara

por tania.garabini — publicado 10/08/2021 21h15, última modificação 10/08/2021 21h15
Ocuparam vacância dos secretários e do prefeito interino

Os vereadores Antônio Marcos (Marquinhos Pacato), Albecir Ribeiro (tuti), Marcelo Mourão e Ronei da Silva Pereira assumiram a suplência na Câmara no lugar dos parlamentares Adriano Couto de Lima Barcelos, Cintia Barcelos, Raimundo Luna Filho, Paulo José Ribeiro. Esses últimos assumiram secretarias municipais na cidade.

O vereador Rodrigo Lima toma posse amanhã como suplente de Leandro Drumond Esteves, que deixou a presidência da Câmara para assumir interinamente a função de prefeito, no lugar de Christiane Cordeiro.

Em sua fala de despedida, o vereador Paulo José Ribeiro falou do aprendizado que recebeu dos colegas mais antigos na política como Deut, Tânia Cabral, Raimundo Luna, Dandinho e Maicon Pimentel. “Sou grato e coloquei em prática. Estou saindo para uma nova missão. Estaremos empenhados em prol de uma Carapebus maior”. E que em 2024 retornará à Casa para dar continuidade a seu trabalho como político. E por fim lembrou que estará pronto para atender as indicações dos colegas que fizerem à secretaria de Obras.

O vereador Luciano Sardinha (Deut) lembrou que, nos sete meses que os colegas que assumiram as secretarias tiveram grande aprendizado durante o período que estiveram no cargo político. “Lembramos que nunca um vereador faz um pedido para si, mas para a população. E espero que atendam esses pedidos, porque todos acham que um vereador tem poder, mas quem tem é Deus. E quando pedimos é pela população. Vamos buscar atender essas indicações pois elas são para o povo e não para o vereador”. E por fim parabenizou a Mesa Diretora pela condução dos trabalhos que vem sendo feita.

Raimundo Luna Filho em sua despedida agradeceu a todos que votaram nele e a Christiane Cordeiro por ter sido indicado para assumir a secretaria de Serviços Públicos. “´É uma secretaria de grande importância para a cidade, pois é responsável por mantê-la limpa. Eu fui eleito para fiscalizar as secretarias e agora estarei para ser fiscalizado”. E pediu apoio da população e dos vereadores para que indiquem onde existem problemas para que ele possa resolver como secretário. Salientou que, em sua pasta há profissionais comprometidos com o trabalho e por fazer o melhor para todos.

O vereador Adriano Lima agradeceu a todos os parlamentares. “Foram sete meses de muito trabalho prazeroso. Quero agradecer aos colegas pela parceria, bem como a Christiane Cordeiro por me ter feito esse convite”. Salientou que agora não é momento de fazer política e sim de atender a população como um todo.

Por fim, a vereadora Tânia Cabral pediu que Deus abençoe os suplentes que assumiram na Câmara e também aos colegas que estão a frente das secretarias. “Cíntia desejo toda sorte do mundo quando assumir a Assistência Social e que se mantenha firme e certa para a cidade. Paulinho você como secretário de Obras que consiga isso, porque é um rapaz esforçado e competente. O mesmo digo para Adriano e Raimundo que têm experiência como secretários e também como vereadores.” Comentou que ao se assumir a cadeira de vereador tem que se estar preparado para receber elogios e críticas. “Estou preparada para elogios e pedradas. Estou aqui para trabalhar e acredito que vocês também estão preparados e se lembrem que, essa Casa estará sempre aberta para vocês”.

Vereadora Cíntia Barcelos assume secretaria de Assistência Social

por tania.garabini — publicado 10/08/2021 11h50, última modificação 10/08/2021 11h47
Ela e mais três parlamentares assumem pastas em Carapebus

Com o compromisso de modernizar a pasta, ampliando o atendimento da população mais necessidade, concentração dos serviços prioritários em um só local são algumas das propostas de trabalho da vereadora Cíntia Camargo Barcelos, que deixou a cadeira na Câmara e assumiu a Secretaria da Assistência Social. Segundo ela, boa parte das ações da secretaria dependerão muito do Plano Plurianual (PPA) municipal que definirá quais obras e serviços serão realizados.

Cíntia acredita que, boa parte dos projetos que planeja para a Assistência Social só poderão ser executados a partir de 2022, com a liberação de recursos da LDO. Uma das ações imediatas é criar um espaço único para abrigar toda a estrutura da secretaria. Para isso, está sendo procurado um prédio que possa abrigar todo o pessoal. Segundo Cíntia, essa unificação permitirá agilidade nos trabalhos dos servidores municipais da pasta e principalmente melhor atendimento à população que depende desse tipo de serviço.

Outras ações serão o retorno das oficinas sociais, ampliação do CRAS, contratação de pessoal especializado, com todo o acompanhamento licitatório.  “Iremos reestruturar nosso trabalho e serviços”.

AGRADECIMENTOS

Na sessão a então vereadora Cíntia Camargo agradeceu a Deus e à população pela oportunidade e votos. Colocou a secretaria a disposição dos vereadores que forem reivindicar pelas melhorias da população e da cidade. “Como vereadora senti a responsabilidade, o peso das cobranças e críticas feitas. A população precisa se conscientizar de que o vereador não pode fazer tudo. Nem tudo está ao alcance do vereador. Cabe a ele apenas propor leis e sugerir obras e serviços. É o município que executa” finalizou voltando a colocar seu trabalho a disposição da população e dos políticos.

Dandinho é reeleito presidente da Mesa Diretora

por tania.garabini — publicado 06/08/2021 08h49, última modificação 06/08/2021 08h49
E concedida licença para vereadores assumirem secretarias

O vereador e atual presidente da Casa, Leandro Drumond Esteves (Dandinho) foi reeleito no cargo da Mesa Diretora executiva para o ano legislativo de 2022. E na mesma sessão do dia 29 foi votado o projeto de resolução 004/2021 que concede licença para os vereadores assumirem cargos de secretários municipais. Foram licenciados os vereadores Adriano Couto de Lima, Cíntia Camargo Barcelos, Raimundo José de Luna Filho e Paulo José Ribeiro. Em seus lugares assumem os suplentes, Marquinho Pacato, Tuti, Marcelo Mourão. 

Foi aprovada na sessão do dia 29, a nova Mesa Diretoria executivo para a gestão Legislativa de 2022, sendo Leandro Drumond Esteves (Dandinho) reeleito como presidente, Tânia Cabral como vice e Kelver JJ como primeiro secretário.

A eleição foi comunicada através de ofício com a abertura do prazo para registro de chapa no dia 26 de julho. No dia 29 encerrou o prazo para registro e em sessão ordinária realizada a votação. Duas chapas concorreram ao pleito interno. A primeira da situação, encabeçada por Dandinho e a segunda, pela oposição tendo à frente o vereador Patrick Carvalho como presidente, Maicon Pimentel como vice, Luciano Sardinha (Deut) como primeiro secretário e Robson Rodrigues (Xaropinho) como segundo secretário.

Ações do documento