Obras de acessibilidade serão inauguradas dia 31

por tania.garabini — publicado 22/01/2020 09h00, última modificação 22/01/2020 09h02
Inclusão e cidadania são alcançadas pela Mesa Diretora

Dia 31 de janeiro, às 19 horas será inaugurada a obra de ampliação, reforma e de acessibilidade na Câmara de Vereadores de Carapebus. A obra iniciada no final de 2019 foi a principal proposta da Mesa Diretora e acompanhada diariamente pelo presidente da Casa, Anselmo Prata. O local tornou-se um espaço acessível para pessoas com alguma deficiência. A partir de agora, a Câmara conta com rampa, plataforma, elevador acessível, pisos táteis, sinalização e banheiros inclusivos.

“Pensamos nessa obra para respeitarmos e cumprirmos a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegurando o direito à igualdade, ao respeito ao próximo, não por imposição, mas por uma consciência de responsabilidade social” salientou o presidente Anselmo Prata. Ele entende que, o significado da fraternidade nos eleva como seres humanos, já que somos responsáveis pela qualidade de vida de nossos semelhantes.

A obra de acessibilidade permitiu a instalação de um elevador no pátio externo da Câmara interligando o térreo ao plenário das sessões. Esse e outros locais podem ser acessados pelo portador de necessidade especial pela calçada que foi remodelada com piso tátil direcional onde as linhas retas irão guiar nas direções e trajetos de ponto a ponto. No térreo e piso superior, há banheiros exclusivos para portadores de necessidades especiais com portas mais amplas permitindo fácil acesso.

Obras de Ampliação

Além de garantir acessibilidade para todo cidadão que buscar à Câmara, a Mesa Diretora definiu como prioridade a ampliação e melhores condições de trabalho para seus funcionários e vereadores. Para isso ampliou a instalação com a construção de banheiros, uma sala de conferência ao lado do plenário, que também sofreu ampliação, entre outras modificações.

Os gabinetes foram ampliados permitindo que os vereadores possam receber dignamente as pessoas, novos espaços foram construídos e modificados, criando antessala no térreo além da área de recepção já existente; a copa foi transferida de local para um local mais amplo e arejado. No piso superior, o plenário foi ampliado permitindo aumento no número de cadeiras, o teto recebeu forro acústico, a iluminação agora é de Lead representando melhor claridade a preço mais em conta. O piso foi trocado e também possui sinalização tátil para portador de deficiência visual.

Ainda no piso superior foram construídos três banheiros, um deles inclusivo e uma sala de conferência que poderá ser utilizada para as reuniões de comissões, audiências públicas, palestras, projetos de formação para cidadania e cursos de capacitação tanto para servidores quanto para a população.