Vereadores aprovam por unanimidade a Câmara Itinerante em Carapebus

por Tania Maria Garabini publicado 22/03/2019 12h10, última modificação 25/03/2019 16h20
Sessão deverá iniciar em abril

A partir de abril – ainda sem definição de dia – os moradores dos bairros de Carapebus poderão apresentar pessoalmente suas reivindicações e reclamações aos vereadores durante a sessão itinerante que foi aprovada-por unanimidade – pelos parlamentares.  A Câmara Itinerante passa a existir graças a modificação do Regimento Interno da Casa, que anteriormente não permitia realização de sessão fora das dependências do prédio do Legislativo carapebuense.

O presidente Anselmo Prata lembra que o projeto aprovado permitirá uma “integração maior dos moradores com os vereadores”. Para Marcelo Borges, primeiro secretário, com essa mudança, a “Câmara estará mais próxima ao povo”, idéia também defendida por Luciano Sardinha Carvalho, que lembrou ainda da vantagem dos políticos municipais estarem todos reunidos no mesmo local com a população de um bairro, vendo os problemas e junto com a comunidade buscar as soluções. Wagner Mello acredita que esse novo sistema de sessão em Carapebus permitirá um “novo olhar da população para com a Câmara. Com uma visão de transparência muito maior”.

Escala da Guarda

Em sessão foi aprovada indicação legislativa solicitando à prefeita Christiane Cordeiro a restituição da escala de plantão de 24 horas por 36 horas para atender a Guarda Municipal. Anteriormente a prefeita enviou a Câmara a escala de 12 horas por 36 horas, que desagradou os componentes da corporação, devido a sobrecarga de trabalho. Diante das manifestações contrárias dos guardas, a mensagem foi retirada da pauta de votação na Câmara pelo Executivo.

Os vereadores lembraram em plenário que a indicação foi aprovada pedindo a restituição da escala, mas cabe a prefeita acatar o pedido. E a maior preocupação é em relação ao plano de cargos e salários proposto para a categoria. O temor é de que o projeto seja encaminhado para a Câmara com várias modificações que podem prejudicar a categoria.